Doenças de inverno: infectologista de Itabira reforça importância da vacina contra a gripe

Dr. Délcio Lima infectologista-Foto: Galvani Silva-Rádio Pontal

Foto: Tatiana Santos/Pontal

Tatiana Santos

Quando o assunto é inverno, as opiniões sempre se dividem. De um lado, estão os que defendem o clima frio para desfrutar das cobertas e se vestir mais elegantes. Por outro lado, há aqueles que ao menor sinal de frio já se sentem incomodados e esperam que a temperatura suba logo. Entre aqueles que amam e os que odeiam, o fato é que as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus causadores da gripe, resfriado e covid-19.

Também têm um aumento considerável, doenças como rinite, sinusite, crises de asma e de bronquite. O alergista e imunologista, Dr Délcio Lima, salienta que o calendário vacinal contra a gripe normalmente tem início em março, três meses antes do inverno, exatamente para que o organismo crie imunidade contra o vírus, que tem seu pico entre junho e julho.

É comum as pessoas deixarem de se vacinar por associarem os efeitos colaterais do imunizante com a infecção da gripe, o que não é recomendado pelo especialista, que reforça: “Devemos frisar, sim, a vacinação da gripe. O vírus é um vírus inativado dessas vacinas, que não causam pneumonia, nem causam a doença da gripe. O que ocorre, é que logo após a vacinação, entra o período da gripe e as pessoas associam a vacinação à doença”.

O alerta do médico é contundente sobre a necessidade e importância da imunização, pois tanto a gripe, a pneumonia e a covid podem levar à morte. Para evitar a instalação dessas doenças, a orientação é para que as pessoas se encaminhem até os postos de saúde e se vacinem.

Problemas de pele

O tempo seco típico da estação torna propício o ressecamento normal em todas as pessoas. Mas aquelas que já têm problemas de pele, como dermatite atópica, nessa época acabam percebendo um aumento do problema. Segundo Dr Délcio, é importante fazer uma boa hidratação da pele, principalmente após o banho, não se descuidar do consumo adequado de água e sempre se agasalhar bem.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Entrevista: no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, profissionais de Itabira abordam sobre a data

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado nesta quarta-feira (02/04). A data foi...

‘Limites têm um fim’: itabirano Wurdeivison Novaes lança música sobre a importância de priorizar o agora

Tatiana Santos O cantor e compositor itabirano Wurdeivison Novaes lançará na próxima sexta-feira...