Tatiana Santos
O palestrante, coordenador da Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional do Médio Piracicaba, ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Itabira, e agora, escritor, José Don Carlos Alves Santos, lançou no último dia 8 de novembro, o livro “Desenvolvimento Econômico Sustentável nas Minas e nas Gerais”.
Foram vendidas 300 unidades digitais da obra, e segundo o autor, o título esteve entre os best-sellers da semana. É considerado um best-seller quando se vende um grande número de cópias e aparece em listas de mais vendidos.
O livro teve renda revertida à associação Oncoviva, que desenvolve um trabalho de apoio a pacientes que realizam tratamentos oncológicos em Itabira.
Don possui uma ligação pessoal com a entidade, pelo fato de um familiar já ter precisado da acolhida da entidade. Outro ponto é que ele já foi secretário na associação, mas, “acima de tudo pela importância da Oncoviva, que faz um trabalho humanitário incrível na nossa cidade, que é um amparo às pessoas com doenças oncológicas”.
Ele acrescentou ainda: “Eu tenho um carinho muito especial pela Oncoviva. A relação que tenho com as diretoras é muito importante. Então, eu entendi por bem que o meu objetivo do livro não é ganhar dinheiro, mas contribuir”.
Participação conjunta
Com grande experiência na área de desenvolvimento econômico, Don Carlos esclarece que a obra é destinada ao gestor público, prefeito, secretários, vereadores, servidores públicos, mas também ao cidadão, empresário que gostaria de saber como pode ajudar a cidade a se desenvolver. Como explicou, hoje é muito importante que as cidades que se desenvolvem não tenham participação apenas do poder público, do empresário, ou somente da sociedade civil. É necessário haver uma articulação conjunta, para que haja um desenvolvimento econômico sustentável.
Por meio de exemplos reais, ele oferece um caminho estratégico para gestores e líderes locais, mostrando como identificar oportunidades e implementar políticas públicas que promovam emprego e renda de maneira sustentável.
O propósito é mostrar que o desenvolvimento econômico é difícil, mas possível. A ideia de escrever sobre o assunto surgiu a partir de uma entrevista em um programa de rádio, quando ele percebeu que desenvolvimento era algo que não interessava somente a gestores públicos. “Interessa também a população que gostaria que seu município desenvolvesse. Hoje, nós estamos em uma cidade que é Itabira. Está entre a oitava economia de Minas Gerais”, diz, ressaltando:
“Mas eu estive trabalhando em cidades que estão bem lá embaixo na escala do desenvolvimento econômico, por falta de conhecimento, por falta de pessoas que tenham o domínio. Porque o domínio da disciplina economia, para desenvolver bem uma cidade na parte econômica, você tem que aplicar os princípios básicos da economia. Então, o livro também aborda sobre isso”, descreveu.
Primeira obra
Primeiro livro de Don Carlos, o título mostra o caminho a ser seguido. As pessoas podem adquiri-lo digitalmente, no site da Amazon, bastando digitar o nome da obra. Em janeiro, será possível comprar a versão impressa, em data a ser ainda divulgada.