Tatiana Santos
A equipe Drumonsters conquistou o segundo lugar no campeonato de robótica Challenge Internacional 2025. A disputa aconteceu entre os dias 1° a 4 de maio (domingo), em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. O objetivo da competição é promover o conhecimento, o desenvolvimento de novas tecnologias e o crescimento de um trabalho em equipe. Como vice-campeã, a equipe foi premiada com um troféu e, claro, o reconhecimento do trabalho e dedicação de alunos e professores.

A Drumonsters é uma equipe formada por alunos do campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) em Itabira. Arthur Saraiva, membro de gestão e ex-vice capitão da equipe, explica que o foco é que alunos ou entusiastas da engenharia construam robôs utilizando seus conhecimentos para competir nas modalidades selecionadas pela competição, colocando em prova o seu projeto.
O universitário detalha sobre os robôs utilizados na competição: “No caso da Drumonsters, utilizamos o aprendizado dos alunos dos cursos de engenharia da Unifei Itabira, juntamente com a colaboração de alguns professores, para construirmos robôs autônomos que jogam futebol”, comenta.

Em toda a América Latina foram mais de 1 mil competições no total, no entanto, a equipe itabirana atuou com 17. Animado, Arthur acredita que o vice-campeonato é fruto de muito esforço diante dos desafios enfrentados durante a jornada, mas que gerou um excelente resultado: ” O segundo lugar foi extremamente satisfatório, pois conquistamos o nosso objetivo final, apresentando recursos muito limitados comparado às demais equipes. Mas, com a força de vontade e trabalho em equipe, chegamos lá”.

Equipe mais que campeã
A equipe de robótica Drumonsters tem em seu currículo importantes títulos: sagrou-se campeã na RoboCore Experience (RCX) 2024 e RoboCore 2024. Foi campeã na Latin American Robotics Competition (Larc), em 2014 e 2015 na modalidade futebol (Very Small Size Soccer). Conseguiu o terceiro lugar na Winter Challenger de 2012, também na modalidade Hockey.