Por Tatiana Santos
Itabira inaugurou o Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) nesta terça-feira (11/12). Uma enorme quantidade de pessoas lotou o campo ao lado da unidade hospitalar e foi registrada a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Saúde Alexandre Padilha, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Macaé Evaristo, e diversas autoridades políticas e de saúde.
Durante a cerimônia, Lula fez um discurso em tom ideológico, onde iniciou criticando o presidente dos Estados Unidos, o republicano Donald Trump. Defendeu a igualdade no acesso à saúde e afirmou que ninguém, seja pobre ou figura de destaque mundial, está acima das necessidades básicas da vida. Em suas falas, ele destacou que até líderes políticos internacionais poderiam precisar de equipamentos como o instalado em Itabira. “O que significa isso? Significa que todos nós, dos mais humildes aos mais importantes, temos que ter os mesmos direitos e as mesmas oportunidades”, afirmou o presidente, ao comentar a importância do novo serviço de radioterapia.

O chefe máximo do país reforçou que a sociedade que se deve construir “não pode ter pessoas de primeira classe com tudo e pessoas de segunda classe sem nada”. Lula mencionou que, em situações de doença grave, não existe distinção econômica ou política e afirmou que a sociedade não pode ter uma pessoa que pode pagar uma passagem de avião para fazer tratamento em outro país e ao mesmo tempo, deixar morrer pessoas pobres que trabalham por falta de tratamento.
Críticas à pobreza
Em seu momento de falas, Lula recuperou discursos de seu primeiro mandato, ao afirmar que direitos sociais não se limitam à alimentação. O chefe do Executivo lembrou que quando eleito em 2003, afirmou que se ao terminar o mandato, cada brasileiro tomasse café da manhã, almoçasse e jantasse, teria cumprido sua missão de vida, salientando que o povo não quer só comida. “Ninguém gosta de ser pobre. Ninguém é pobre por opção. Não conheço ninguém que acorde dizendo: ‘hoje eu quero ser pobre’”, afirmou, arrancando aplausos das inúmeras pessoas que se aglomeravam no local.

Ele ainda argumentou que a Constituição garante igualdade e que cabe ao Estado assegurar esse princípio, mas que “a classe trabalhadora brasileira não pode ser tratada como cidadã de terceira classe. Todos nós somos iguais perante a lei e perante a Organização Mundial da Saúde”.
Tratamento oncológico digno
O presidente aproveitou para fazer uma referência a obras rodoviárias, comentando sobre o andamento da BR-381, trecho utilizado por moradores de Itabira e região. “Acho que hoje vai ter um investimento de 14 bilhões de reais para que a 381 volte a funcionar e a ser respeitada”, disse. Somente ao final de ser discurso ele focou na inauguração do centro de radioterapia, momento que foi seguido pelo descerramento da placa inaugural juntamente do prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage. Lula reforçou que a entrega do Centro de Radioterapia em Itabira simboliza justiça social. “Vocês, trabalhadores e trabalhadoras, agora vão ter um tratamento oncológico igual ao de qualquer pessoa rica deste país. Isso é o mínimo de respeito”, concluiu.
