Enem: redação abordou invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher

Candidatos que participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (5), construiram uma redação dissertativa-argumentativa sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O tema foi revelado em um vídeo feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, junto a colaboradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia que coordena o Enem.

A fidelidade ao tema é um dos pontos mais importantes para garantir uma boa pontuação na hora da correção do texto. Fuga ao tema é um dos critérios que conferem nota zero.

A presença de trecho deliberadamente desconectado do tema proposto e a não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame também zeram a redação.

“O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final”, disse o Inep.

No próximo domingo (12), haverá a segunda parte da prova, quando os estudantes retornam às salas em todo o país.

Fonte: Correio Braziliense

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

BR-381 segue sem previsão de liberação sentido Itabira devido a acidente entre carretas

 Corpo de Bombeiros informou que o acidente aconteceu após uma carreta bater em outra que estava...

Show do cantor Péricles no Parque de Exposições marcará Semana do Trabalhador em Itabira

Tatiana Santos Itabira receberá o cantor Péricles na programação da Semana do Trabalhador realizada...