Candidatos que participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (5), construiram uma redação dissertativa-argumentativa sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O tema foi revelado em um vídeo feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, junto a colaboradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia que coordena o Enem.
A fidelidade ao tema é um dos pontos mais importantes para garantir uma boa pontuação na hora da correção do texto. Fuga ao tema é um dos critérios que conferem nota zero.
A presença de trecho deliberadamente desconectado do tema proposto e a não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame também zeram a redação.
“O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final”, disse o Inep.
No próximo domingo (12), haverá a segunda parte da prova, quando os estudantes retornam às salas em todo o país.
Fonte: Correio Braziliense