Enem: redação abordou invisibilidade do trabalho de cuidado feito pela mulher

Candidatos que participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse domingo (5), construiram uma redação dissertativa-argumentativa sobre os “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O tema foi revelado em um vídeo feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, junto a colaboradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia que coordena o Enem.

A fidelidade ao tema é um dos pontos mais importantes para garantir uma boa pontuação na hora da correção do texto. Fuga ao tema é um dos critérios que conferem nota zero.

A presença de trecho deliberadamente desconectado do tema proposto e a não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame também zeram a redação.

“O processo de correção é monitorado pelo Inep em todas as suas etapas e segue, rigorosamente, os parâmetros estabelecidos pelo Instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final”, disse o Inep.

No próximo domingo (12), haverá a segunda parte da prova, quando os estudantes retornam às salas em todo o país.

Fonte: Correio Braziliense

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Julliany Souza se apresenta em João Monlevade neste sábado no aniversário da cidade

Por Tatiana Santos João Monlevade será marcada neste final de semana por momentos de celebração e...

Campeonato de Futebol Amador 2026 é aberto em Itabira com homenagem a Marcos Gabiroba

Por Tatiana Santos A paixão pelo futebol de várzea tomou conta do prédio da Prefeitura de Itabira na...

Carreta tomba e pega fogo na br-381 no trecho de Caeté sentido BH

Um grave acidente mobilizou equipes de resgate na manhã de quarta-feira (22) na BR-381. Um caminhão...