Tatiana Santos
Um menino de apenas três anos se engasgou na cidade de Tanabi (SP), e graças à ajuda de um policial de folga que passava de carro pelo local, o garotinho conseguiu ser salvo. O incidente aconteceu no último dia 23 de agosto, e por sorte, teve um final feliz. Apesar de os casos aparentemente serem esporádicos, de acordo com o sargento Deiler, do 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militares de Itabira, a situação não é bem essa.
Segundo informou, o engasgo é o campeão em ocorrências quando se trata de acidentes domésticos. Ele acomete prioritariamente as crianças, bebês, às vezes de colo, e também os idosos. Isso ocorre pela dificuldade de as pessoas mastigarem os alimentos. No caso de bebês, de deglutir o leite ou porque não se esperou que ele arrotasse antes de colocá-lo para deitar. Nesse caso, é importante colocar o neném de barriga para cima para não gerar esse contrafluxo e consequente obstrução.
A questão merece extrema atenção por parte dos responsáveis pelos pequenos, como afirma o sargento: “Isso é uma situação grave, podendo evoluir para uma parada respiratória, que pode evoluir até para óbito se não for atendido a tempo”.
Cuidados também com os adultos
Esse mesmo cuidado deve ser voltado aos adultos, e principalmente, os idosos, que podem engasgar com algum alimento, caso tenha alguma limitação. Sendo assim, é importante que ele seja monitorado por algum familiar, não o deixando sozinho na hora da refeição, para possibilitar agir no início da situação, caso ela venha a ocorrer. O militar dá a dica: “Sempre prevenir com alimentos bem processados, para que eles já possam ser consumidos com mais facilidade”.
Onde pedir ajuda
E também, no caso de uma situação dessa ocorrer, a pessoa deve pedir apoio de alguém e ligar para o 193. Já nesse primeiro contato com o socorro por telefone, os atendentes fornecerão as instruções de como proceder e colocarão as viaturas em deslocamento para a ocorrência.
Caso as linhas estejam ocupadas e a pessoa não consiga falar, há ainda o número 192 (Samu) que pode ser acionado. Ou seja, o incidente aconteceu, tem alguém do lado, basta pedir para a pessoa já ligar para o 193 ou o 192, que os telefonistas irão dar todo o suporte básico até a viatura chegar ao local. “Cada minuto ali vale ouro. Se você estiver sozinho, presenciou alguém sofrendo um engasgo, já liga no viva voz ali, que a gente vai orientar como deve proceder”, finalizou o sargento.