Aproximadamente dois mil estudantes da educação infantil ao ensino médio das escolas adventistas de Governador Valadares, Ipatinga e Teófilo Otoni, vão usar meias trocadas para despertar conscientização sobre o Dia Mundial Síndrome de Down, 21 de março.
A data foi instituída em 2012, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia da troca de meias é despertar a curiosidade das dos estudantes sobre o tema. Escolas adventistas de todo o país participam da ação que acontece pela primeira vez nas cidades do Leste de Minas.
O Dia Internacional da Síndrome de Down faz referência aos três cromossomos no par 21, que caracteriza a condição genética. No Brasil, a escolha da data foi proposta e aprovada por consenso pela assembleia Geral da ONU em 2011.
Leveza ao falar do tema
A ideia das meias trocadas surgiu como alternativa leve para se falar do tema, afinal, ver um movimento de pessoas com algo incomum desperta o interesse de saber o porquê por traz da ação.
Dessa maneira, ao perguntarem o motivo de troca, poderão explicar “ser diferente é normal e que podemos fazer muito mais em prol do nosso semelhante”, afirma Tiescon Sales, diretor da unidade de Ipatinga. Fonte: G1