Tatiana Santos
Brincar é uma das atividades mais antigas e possui uma grande importância, não somente na vida de crianças. Ajuda no desenvolvimento de habilidades, no aprendizado, no equilíbrio emocional, além de propiciar conexões, pois promove a interação social. Prova disso é a Família Montanha, que atua na área de recreação em Itabira, levando o lúdico para diversos eventos, além disso, trabalham a solidariedade junto a entidades e propagam a mensagem de união da família.
O projeto é integrado pelo casal Ricardo José Silva e Jussara Silva, além de filhos e outros familiares, dentre eles, Joaquim Ferreira, irmão de Ricardo. Fazem parte do projeto um total de 16 pessoas. A atuação se baseia em fazer um resgate das brincadeiras tradicionais as levando a eventos públicos, particulares, em entidades, além de realizar campanhas de arrecadação. Família Montanha destaca um trabalho social recente realizado na comunidade Morro Vermelho, que contou com mais de 120 crianças. Foram realizadas oficinas diversas.
De geração a geração
No grupo, Ricardo é o Tio Montanha ou Palhaço Montanha. Ele conta que o projeto começou a partir de seus pais, seu Joaquim e dona Mariinha, fazendo brincadeiras com as crianças em Conceição do Mato Dentro. Uma vez por ano, a família viajava na época do Dia das Crianças, arrecadando brinquedos, levando guloseimas e fazendo brincadeiras. “Entregávamos bastante donativos para as famílias dessa região, e isso acabou se tornando uma rotina na nossa vida”, comenta Ricardo. O patriarca se foi no ano de 2007. De lá para cá, os filhos continuaram com esse trabalho social em Itabira, Barão de Bocais, Santa Bárbara, Caeté, Belo Horizonte e Mariana, onde o casal morou durante um tempo. Lá, eles levavam alegria a asilos, escolas e outras instituições.
Quando começaram como Família Montanha, as pessoas foram tomando conhecimento do trabalho, e aos poucos eles receberam convites para fazerem também outros tipos de eventos, o que exigiu uma quantidade maior de pessoas envolvidas. Os Montanha’s possuem um portfólio de mais de 300 brincadeiras.
Com isso, precisaram agregar outros familiares, entre irmãos de Ricardo, sobrinhos, etc. O intuito era conectar as famílias e trazer de voltas as brincadeiras que eles brincavam na infância. “A gente quer resgatar a presença da família. Pai, filho, mãe, filho, irmão, todo mundo brincar junto no mesmo ambiente, tirar um pouco da tela do celular para a gente ter mais um ambiente familiar e resgatar isso, as brincadeiras antigas, brincadeiras de roda”, detalha Jussara.
Uma pitada de humor
No radar da família também está o humor, já que são explorados alguns personagens, como o Roberto Cara, que é uma paródia do cantor Roberto Carlos, interpretado por Joaquim Ferreira, irmão de Ricardo. Ele que é ator, integra a Companhia Itabirana de Teatro, escreve os textos e monta esquetes, que são pequenas peças, para interpretar em suas apresentações com a Família Montanha. Na distribuição dos personagens, Joaquim enxerga a característica de cada familiar e define quem fará. “Quando eu escrevo, dependendo do que vai ser feito, eu já vou escrever pensando em quem vai fazer. Eu pego a característica dessa pessoa e escrevo o personagem baseado também na característica dela, porque como a gente é um grupo da família, eu sei quais que vai fazer”, explica. Os personagens são levados para eventos, palestras em empresas, festas e onde as pessoas solicitarem.
Inspiração
Para entregar o melhor, Jussara fez cursos e mentorias na área de recreação e passou seus conhecimentos aos que chegaram. Além do aprendizado por meio da qualificação, há um fator importante para o desenvolvimento do trabalho dos Montanha, como afirma Jussara: “Na verdade, eu falo com o Ricardo que a família dele me inspira muito. Eu aprendi muito com a família do meu esposo, porque eu não vejo em mais de 22 anos de casados, eu nunca vi eles [os pais de Ricardo] brigando, aquelas coisas que a gente vê, infelizmente, hoje na sociedade. Eu não consigo ver eles discutindo em família. São 13 irmãos. Eles se dão bem um com o outro. Todos”. E assim, com essa união, a Família Montanha leva alegria, conexão e resgate onde vão.