O Cruzeiro anuncia Fernando Oliveira como o novo treinador da sua equipe Sub-20. O profissional de 30 anos estava à frente do time Sub-17 da Raposa desde o início da temporada 2023, e após colher bons resultados, assume o importante desafio com a categoria que é a porta de entrada ao profissional.
Fernando comandará o primeiro treino da equipe em campo na próxima segunda-feira (19). O grupo Sub-20 Celeste se reapresentou na manhã da última segunda-feira (12), na Toca da Raposa 2, após a conquista do vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, retomando a preparação para a sequência da temporada.
“Para mim, é uma grande honra e uma grande responsabilidade poder assumir o comando técnico da equipe. O sentimento é de que o Cruzeiro vem fazendo na base um trabalho que está sendo visto e valorizado, como por exemplo, a minha ida ao Sub-20. Mas vários são os movimentos que o clube tem feito neste sentido, o que fortalece o projeto de base em geral,” afirma Fernando.
O treinador já trabalhou com boa parte do elenco atual, uma vez que muitos atletas da equipe Sub-17 foram promovidos ao Sub-20 na virada da temporada.
“O fato de conhecer os atletas que estiveram conosco no Sub-17, de certa forma, é um ponto positivo, porém o que nos apegamos neste momento está relacionado a uma ideia de formação, que é o que rege as escolhas dos profissionais para estarem no Cruzeiro neste momento. Isso é o que nos dá a segurança necessária para continuar contribuindo na formação destes atletas e respeitando o momento de cada um deles”, comenta o treinador.
Com a equipe Sub-17 do Cruzeiro, Fernando Oliveira fez 32 jogos oficiais pelo Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro da categoria, sendo 20 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Destas competições disputadas, o treinador conquistou o título estadual.
Em 2023, Fernando assumiu a equipe Sub-20 da Raposa interinamente em duas oportunidades. A primeira, durante algumas semanas, substituindo o então treinador do time, Fernando Seabra, que passava por um intercâmbio de experiências no PSV, da Holanda. A segunda oportunidade foi durante a preparação para a Copinha, quando Fernando Seabra compunha a comissão técnica da equipe profissional, na reta final do Campeonato Brasileiro. Fonte: Cruzeiro