Tatiana Santos
A comunidade do bairro Bethânia, em Itabira, está em festa. A partir desta segunda-feira, 10 de março, até o dia 19, será realizada a Festa em Honra a São José, padroeiro do bairro, com o tema: ‘São José: servo fiel e justo’. Dentro da programação haverá missas, procissão, hasteamento de bandeira, além de barraquinhas após as celebrações.
Presença confirmada do bispo da Diocese de Itabira- Coronel Fabriciano, dom Marco Aurélio Gubiotti. Dentre padres, diáconos e sacerdotes, estão Lucas Araújo, Matalanga, Marcos Rosa, Francis Régis, Júlio César também estarão presentes, ministrando as celebrações religiosas.



Integrantes da organização do evento, Guilherme Madeira (coordenador da comunidade), Edvânia (coordenadora da catequese e liturgia) e Noeme Madeira, detalham sobre o evento e a atuação da comunidade durante todo o decorrer do ano. As celebrações ocorrerão sempre às 19h30. Ao contrário da maioria dos eventos religiosos, desta vez não haverá shows, apenas espaço de alimentação, segundo os organizadores.
Comunidade unida e ativa
De acordo com Guilherme, o padroeiro é aclamado e todo dia 1º de maio a comunidade realiza a festa de São José Operário. “Na realidade, é aqui na nossa comunidade que é a igreja de São José. E São José é pai de Jesus. Nós comemoramos todo todo mês de maio”. Uma das atividades destacadas por ele é o terço dos homens, que acontece toda terça-feira, Por meio desse encontro semanal, alguns integrantes começaram a cantar. “Nós temos um coralzinho do terço dos homens aqui. E todo segundo sábado nós cantamos aqui”. Também, todo dia 19 os homens realizam uma missa em louvor a São José. Além de cantarem na igreja local, o grupo visita outras comunidades.
Edvânia diz que a igreja é bastante unida e ativa, o que proporciona a descoberta de vários dons, inclusive, há forte presença de pessoas mais novas, a exemplo do grupo de jovens Luz do Mundo. “Através desse grupo de jovens eu até descobri uma catequizanda minha que hoje já é casada, nem sabia que ela cantava. Eu cheguei na missa ela estava aqui cantando lindamente. Eu disse que nem sabia que ela cantava, pois sempre foi muito calada”, comenta.
Segundo a coordenadora, hoje a comunidade conta com o sacerdote Lucas Araújo, que é fruto da própria igreja local. “Desde criança fez catequese, crisma, ajudou na liturgia. Então sim, graças a Deus esse pessoal tem abraçado muito aqui a participação na nossa comunidade”, destaca.
O templo religioso tem uma excelente estrutura e Edvânia faz questão de ressaltar que se o local está erguido, é porque contou com o trabalho de toda a comunidade. A edificação foi possível graças aos esforços dos fiéis, que se uniram e contribuíram financeiramente para a construção da congregação e se uniram em um mutirão.