Nesta segunda-feira, 12, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) apresentou o seu relatório anual das atividades e o balanço financeiro referente ao ano de 2024 e projetos para 2025. A cerimônia contou com a presença do presidente da Irmandade, o Bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, do provedor Márcio Labruna, das diretorias, gerentes e alguns colaboradores além dos membros da Irmandade Nossa Senhora das Dores (INSD), mantenedora do Hospital.
O CEO/diretor executivo, Alexandre Coelho, que apresentou o relatório de atividades e projetos futuros, ressaltou a força do HNSD no cenário de abertura expansão do cuidado da saúde das pessoas e no desenvolvimento da região. “O HNSD está no centro das discussões sobre a diversificação econômica de Itabira demonstrando todo o seu potencial de crescimento e ampliação de atendimento. Crescemos muito e vamos crescer ainda mais”.

O diretor administrativo/financeiro, Arlen Ferreira, apresentou o balanço contábil e financeiro e demonstrou o resultado positivo do hospital em 2024, o qual será revertido em obras, equipamentos e melhorias e reforçou que foi um ano de conquistas. “Com muito trabalho da diretoria e da equipe financeira, conseguimos atingir nossos objetivos e alavancar resultados. Temos desafios pela frente, mas seguimos com gestão responsável, orçamento claro e compromisso com a sustentabilidade”.
O provedor Márcio Labruna destacou que o HNSD está no caminho certo para o crescimento sustentável. “Temos uma equipe capacitada para gerir o HNSD e estão trabalhando de maneira responsável e profissional para que nosso hospital cresça, inove e seja cada vez mais referência na saúde”.

Conheça nossos números – 2024
O HNSD é referência no atendimento médico-hospitalar para Itabira e região, com foco em casos de média e alta complexidade. Possui 177 leitos, sendo 106 designadas ao Sistema Único de Saúde e 71 à saúde suplementar (convênios e atendimentos particulares). Além de uma equipe composta por 1.238 colaboradores.
É referência no tratamento oncológico, cardiovascular, cirurgia, ortopedia e UTI, além de ter um Pronto Atendimento de urgência e emergência.

O Hospital realizou 95.404 atendimentos, com uma média de 7.950 pacientes por mês; 9.505 internações, com uma média de 792 pacientes internados por mês e 26 pacientes internados por dia. Além disso, houve 10.478 procedimentos cirúrgicos, com uma média mensal de 873 cirurgias e média diária de 26 cirurgias.
No Pronto Atendimento (PA), dedicado à saúde suplementar, foram realizadas ao longo do ano 61.731 atendimentos, com uma média de 5.042 pacientes por mês e 168 pacientes por dia.

Um outro serviço que também amplia o trabalho desenvolvido pelo Hospital é o Centro de Hemodiálise. De acordo com os dados apresentados, foram realizadas 33.909 sessões durante o ano, com uma média mensal de 2.826 sessões e média mensal de 243 pacientes.
O serviço de Oncologia que ainda este ano terá além da quimioterapia, a inauguração da Radioterapia está em crescimento, acolhendo com comodidade e cuidado os pacientes com câncer. O serviço efetuou 645 cirurgias oncológicas, 5.984 sessões de quimioterapia e 10.056 consultas no decorrer de 2024.
Além disso, o HNSD desempenhou um avanço na Hemodinâmica, que amplia diretamente o atendimento cardiológico. Em 2024 foram feitos 333 procedimentos. Dois dos principais destaques desse setor, foram a aquisição de um novo monitor para o equipamento de Hemodinâmica e a realização do 1° procedimento cardiovascular.

O relatório apresentado comprova que o Hospital buscou e, ainda busca, investir no crescimento dos seus serviços de hemodiálise e oncologia, reafirmando o seu compromisso em oferecer um atendimento qualificado para a comunidade.
Conheça os números do Pronto-Socorro e do SAMU
O HNSD também administra o Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estabelecido através de um acordo com a Prefeitura de Itabira, que é responsável por essas estruturas de urgência e emergência da cidade.
Segundo os dados apresentados, o PSMI realizou 93.385 atendimentos no ano, com uma média mensal de 7.782 atendimentos e uma média diária de 260 atendimentos. Por outro lado, ao longo de 2024, o SAMU recebeu 25.060 ligações, 3.322 com orientações, e uma média diária de 26 atendimentos. Ainda conforme o relatório, houve 7.100 internações no ano, com uma média de 5.962 por mês e 19 por dia.
Ainda esta semana acesse o site do Hospital, em transparência, e fique por dentro do relatório financeiro.
Saiba sobre nossas principais obras:
– Reforma do Corredor Principal: valorização do ambiente e melhor experiência para o paciente e a equipe;
– Obra da Encosta: estabilidade, proteção e segurança para a preservação da estrutura hospitalar e do ambiente;
– Radioterapia: início de um novo serviço para os pacientes oncólogicos, com mais comodidade e tecnologia, previsão de inauguração ainda em 2025;
– Obra do Abrigo de Resíduos: melhoria na gestão dos resíduos hospitalares;
– Reforma Abel Camilo: transformação completa para um ambiente mais moderno e funcional;
– Reforma Recepção: melhoria na infraestrutura para atender as demandas diárias;
Obras Futuras:
– Novo Prédio Administrativo;
– Novo Estacionamento;
– Casa de Apoio Oncológico;
– Área Assistencial.
Já planejadas:
– Capela;
– Farmácia;
– Centro de Alta Complexidade;
– Unidade de tratamento intensivo (UTI) – Cardiológica;
– Alas de Internação: Dom Mário, Mauro Ribeiro, Celso Martins, Wilson Rossoni;
– Construção do novo Serviço de Nutrição Dietética (SND);
– Vestiário;
– Portaria (em execução);
FONTE: ASNOTICIASONLINE