Nesta quarta-feira (16), o Governo Federal anunciou que o horário de verão não será retomado em 2024. A decisão foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após uma reunião com especialistas da área. A medida contou com o aval do presidente Lula.
Segundo o ministro, estudos técnicos apontaram que a volta do horário de verão não seria necessária, já que a previsão de aumento das chuvas garantirá o abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas. Essas usinas são responsáveis por cerca de 90% da energia gerada no Brasil.
Um dos fatores que levou à análise da necessidade do horário de verão foi a seca histórica enfrentada pelo país. De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o Brasil está passando pela maior seca desde 1950, o que impacta diretamente os níveis de água nas hidrelétricas.
No entanto, o governo optou por manter o horário atual, confiando na recuperação dos níveis dos reservatórios com o retorno das chuvas.
FONTE: Nd Radio