Tatiana Santos
Itabira receberá a terceira edição do Circuito Esportivo Mano Down, no próximo sábado (12/04), de 9h às 13h, na Praça do Areão, com diversas atividades esportivas, de lazer e culturais, visando promover inclusão da pessoa com síndrome de Down. O evento é uma realização do Instituto Mano Down, e no município, conta com a parceria da Prefeitura de Itabira. O circuito passa por diversas cidades durante o ano.
Dentre as atrações, haverá shows de artistas da cidade e apresentações, inclusive, com pessoas com síndrome de Down. Durante o evento será realizada uma feira de adoção de cães e gatos e cantinho da leitura. O Grupo Família Down e Amigos (FADA) também estará presente com diversas oficinas e atividades.
A secretária municipal de Esportes e Lazer, Luiza Cupertino, destaca a importância do evento e adianta que qualquer pessoa pode estar presente: “A ideia é que não é só as pessoas com síndrome de Down, não só as famílias, mas o evento é para o público, no geral”. Para que essa interação aconteça, será montado um espaço para diversas atividades que promoverá a participação de todo o público junto. Todos os interessados podem participar do circuito, mas haverá entrega de kits apenas para parceiros, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Itabira), familiares etc.
Luiza argumenta que pessoas com deficiência são, muitas vezes, estigmatizados e rotulados como incapazes. Mas ao contrário, são pessoas com várias potencialidades como todos os seres humanos sem qualquer deficiência.
Mobilização
A prefeitura mobilizou diversos setores para darem sua contribuição no circuito, como a Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Meio Ambiente, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. “Vai ter muita coisa acontecendo ali e não vai faltar programação. Pode todo mundo chegar, que vai ter programação para a família inteira, espaço kids, atividades esportivas, zumba, capoeira e todas essas coisas que eu falei anteriormente também”, convida.
Leia também: