Ineficaz, Cruzeiro perde para o Palestino e fica perto de ‘adeus’ à Sul-Americana

Duelo aconteceu no vazio Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Modificado, time brasileiro emplaca seu terceiro revés consecutivo na fase de grupos

Para grande parte da torcida do Cruzeiro, atual vice-campeão, a participação do clube na Copa Sul-Americana de 2025 já pode ser encerrada. Na noite desta quinta-feira (24/4), atuando no Chile, a Raposa, com um time considerado mesclado, não conseguiu ser mais eficaz que o adversário e perdeu por 2 a 1 para o Palestino, se complicando ainda mais na briga pela classificação.

Com esse placar, o Cruzeiro permanece na lanterna do grupo E, com nenhum ponto somado – campanha é a segunda pior entre os atuais 32 participantes. A nove pontos do líder e próximo adversário, Mushuc Runa, um avanço às oitavas de final faltando três rodadas para o fim da fase de grupos se torna cada vez mais improvável.

Conforme o regulamento, apenas o primeiro colocado de cada chave se classifica às oitavas. Os segundos colocados precisam disputar um playoff contra equipes que vêm da Copa Libertadores.

Visando preservar o físico de alguns jogadores, o treinador Leonardo Jardim resolveu promover alterações na escalação. Atendendo às expectativas, Dudu e Gabigol retornaram aos 11 iniciais; outros atletas, que estavam na condição de suplentes, ganharam oportunidade – são os casos de Walace, Rodriguinho e Lautaro, o mais criticado durante o confronto.

O jogo

Apesar de atuar fora de casa, desde quando a bola rolou pela primeira vez o Cruzeiro procurou manter a posse e ser agressivo no ataque, o que gerou boas jogadas. No entanto, a ofensividade dos atletas não surtia efeito.

Walace e, principalmente, Lautaro, tiveram chaces de balançar as redes, mas desperdiçaram. E uma das maiores máximas do futebol acabou acontecendo: quem não faz, leva.

No fim do primeiro tempo, após cruzamento na área, Benítez finaliza, a bola desvia e engana o goleiro Cássio, que nada pôde fazer. Palestino 1 a 0 antes de as equipes descerem para os vestiários.

Picture released by Photosport showing Palestino’s Paraguayan midfielder #11 Jonathan Benitez celebrating with teammates after scoring a goal during the Copa Sudamericana group stage football match between Chile’s Palestino and Brazil’s Cruzeiro at the Francisco Sanchez Rumoroso stadium in Coquimbo, Chile, on April 24, 2025. (Photo by Alejandro PIZARRO / PHOTOSPORT / AFP) / – Chile OUT / – CHILE OUT / RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / PHOTOSPORT / ALEJANDRO PIZARRO” – NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS

No segundo tempo, o duelo se tornou mais ‘brigado’, com os donos da casa mais sólidos defensivamente e se aproveitando do abatimento dos adversários. Ambos tiveram chances de gol, mas foi a Raposa quem conseguiu fazer.

Quando o embate se encaminhava para o final, momento em que o Palestino pressionava, o Cruzeiro partiu em contra-ataque. Wanderson, da esquerda, cruzou para a área, e o meia Eduardo conseguiu marcar de cabeça.

Mas o alívio durou pouco. Aos 40 minutos da etapa final, logo após Cássio falhar e surgir um escanteio, Arias conseguiu resvalar na bola dentro da área, que desviou na defesa e dificultou uma defesa. Final, 2 a 1!

Futuro

Agora, o Cruzeiro volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde terá um duelo como mandante, mas em Uberlândia, já que o Mineirão estará indisponível. No próximo domingo (27/4), às 18h30, o time encara o Vasco da Gama, no Parque do Sabiá.

Pela Sul-Americana, a equipe volta a atuar apenas em maio. No dia 7, o duelo será diante do Mushuc Runa, algoz da Raposa no primeiro turno da fase de grupos, no Equador.

Ficha técnica

O quê: Palestino 2 x 1 Cruzeiro

Motivo: 3ª rodada do grupo E da Copa Sul-Americana

Quando: quinta-feira, 24 de abril de 2025, às 21h30 (de Brasília)

Onde: Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo-CHI

Palestino: Sebastián Pérez; Vicente Espinoza, Antonio Ceza, Cristian Suárez e Jason León; Julián Fernández, Bryan Carrasco (Nicolás Meza), Joe Abrigo (Junior Arias) e Ariel Martínez (Dilan Zuñiga); Jonathan Benítez (Pablo Parra) e Junior Marabel. Técnico: Lucas Bovaglio

Cruzeiro: Cássio; Lucas Romero, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki Bruno (Kaio Jorge); Walace, Murilo Rhikman (Eduardo) e Rodriguinho (Kaique Kenji); Dudu (Marquinhos), Lautaro Díaz (Wanderson) e Gabriel Barbosa. Técnico: Leonardo Jardim

Arbitragem: Mathias de Armas (URU); Pablo Llarena (URU) e Agustin Berisso (URU). VAR: Diego Dunajec (URU)

Gols: Benítez, aos 39′ do 1ºT; Arias, aos 40′ do 2ºT (CDP); Eduardo, aos 37′ do 2ºT (CRU)

Cartões amarelos: Meza e Marabel (CDP)

FONTE: OTEMPO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

PCMG apreende arma, munições, celulares e veículo em ação contra jogos de azar na Grande BH

Dois homens são investigados por promover sorteios eletrônicos ilegais nas redes sociais, com...

Terremoto de magnitude 6.3 atinge costa do Equador e assusta moradores de Esmeraldas

Um forte terremoto de magnitude 6.3 foi registrado nesta sexta (25) perto de Esmeraldas, no Equador...

Mutirão para emissão gratuita da identidade começa nesta sexta-feira em Itabira. Saiba o que levar

Tatiana Santos Cidadãos que precisam tirar a carteira de identidade terão a oportunidade de emití-la...