Modificado, time brasileiro emplaca seu terceiro revés consecutivo na fase de grupos
Para grande parte da torcida do Cruzeiro, atual vice-campeão, a participação do clube na Copa Sul-Americana de 2025 já pode ser encerrada. Na noite desta quinta-feira (24/4), atuando no Chile, a Raposa, com um time considerado mesclado, não conseguiu ser mais eficaz que o adversário e perdeu por 2 a 1 para o Palestino, se complicando ainda mais na briga pela classificação.
Com esse placar, o Cruzeiro permanece na lanterna do grupo E, com nenhum ponto somado – campanha é a segunda pior entre os atuais 32 participantes. A nove pontos do líder e próximo adversário, Mushuc Runa, um avanço às oitavas de final faltando três rodadas para o fim da fase de grupos se torna cada vez mais improvável.
Conforme o regulamento, apenas o primeiro colocado de cada chave se classifica às oitavas. Os segundos colocados precisam disputar um playoff contra equipes que vêm da Copa Libertadores.
Visando preservar o físico de alguns jogadores, o treinador Leonardo Jardim resolveu promover alterações na escalação. Atendendo às expectativas, Dudu e Gabigol retornaram aos 11 iniciais; outros atletas, que estavam na condição de suplentes, ganharam oportunidade – são os casos de Walace, Rodriguinho e Lautaro, o mais criticado durante o confronto.
O jogo
Apesar de atuar fora de casa, desde quando a bola rolou pela primeira vez o Cruzeiro procurou manter a posse e ser agressivo no ataque, o que gerou boas jogadas. No entanto, a ofensividade dos atletas não surtia efeito.
Walace e, principalmente, Lautaro, tiveram chaces de balançar as redes, mas desperdiçaram. E uma das maiores máximas do futebol acabou acontecendo: quem não faz, leva.
No fim do primeiro tempo, após cruzamento na área, Benítez finaliza, a bola desvia e engana o goleiro Cássio, que nada pôde fazer. Palestino 1 a 0 antes de as equipes descerem para os vestiários.

No segundo tempo, o duelo se tornou mais ‘brigado’, com os donos da casa mais sólidos defensivamente e se aproveitando do abatimento dos adversários. Ambos tiveram chances de gol, mas foi a Raposa quem conseguiu fazer.
Quando o embate se encaminhava para o final, momento em que o Palestino pressionava, o Cruzeiro partiu em contra-ataque. Wanderson, da esquerda, cruzou para a área, e o meia Eduardo conseguiu marcar de cabeça.
Mas o alívio durou pouco. Aos 40 minutos da etapa final, logo após Cássio falhar e surgir um escanteio, Arias conseguiu resvalar na bola dentro da área, que desviou na defesa e dificultou uma defesa. Final, 2 a 1!
Futuro
Agora, o Cruzeiro volta as atenções para o Campeonato Brasileiro, onde terá um duelo como mandante, mas em Uberlândia, já que o Mineirão estará indisponível. No próximo domingo (27/4), às 18h30, o time encara o Vasco da Gama, no Parque do Sabiá.
Pela Sul-Americana, a equipe volta a atuar apenas em maio. No dia 7, o duelo será diante do Mushuc Runa, algoz da Raposa no primeiro turno da fase de grupos, no Equador.
Ficha técnica
O quê: Palestino 2 x 1 Cruzeiro
Motivo: 3ª rodada do grupo E da Copa Sul-Americana
Quando: quinta-feira, 24 de abril de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Onde: Estádio Municipal Francisco Sánchez Rumoroso, em Coquimbo-CHI
Palestino: Sebastián Pérez; Vicente Espinoza, Antonio Ceza, Cristian Suárez e Jason León; Julián Fernández, Bryan Carrasco (Nicolás Meza), Joe Abrigo (Junior Arias) e Ariel Martínez (Dilan Zuñiga); Jonathan Benítez (Pablo Parra) e Junior Marabel. Técnico: Lucas Bovaglio
Cruzeiro: Cássio; Lucas Romero, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki Bruno (Kaio Jorge); Walace, Murilo Rhikman (Eduardo) e Rodriguinho (Kaique Kenji); Dudu (Marquinhos), Lautaro Díaz (Wanderson) e Gabriel Barbosa. Técnico: Leonardo Jardim
Arbitragem: Mathias de Armas (URU); Pablo Llarena (URU) e Agustin Berisso (URU). VAR: Diego Dunajec (URU)
Gols: Benítez, aos 39′ do 1ºT; Arias, aos 40′ do 2ºT (CDP); Eduardo, aos 37′ do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Meza e Marabel (CDP)
FONTE: OTEMPO