Interassociação de Bairros completa 50 anos, mas esbarra na falta de recursos para atividades

Foto: Tatiana Santos-Rádio Pontal

Tatiana Santos

A Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira completou 50 anos de criação no município, no último sábado, 5 de agosto. Mesmo com meio século de atividades em Itabira, nem toda a população tem total conhecimento sobre a atuação da entidade. A entidade funciona como uma ponte entre os presidentes das associações e o poder público municipal, levando as demandas das comunidades.

Apesar de desempenhar um importante papel para a melhoria dos bairros de Itabira, a Inter, como também é conhecida, esbarra na questão da falta de recursos para realizar suas atividades. A presidente da entidade, Maria das Graças Felipe de Lelis (Dadá), participou nesta terça-feira (8), do programa Conexão Regional, na rádio Pontal, e afirmou que a parte financeira é o maior desafio da Interassociação.

Dadá, que preside a entidade desde 2018, comentou que até o ano de 2012, havia um convênio firmado com a Prefeitura de Itabira, mas o contrato foi perdido por falta de prestação de contas de gestões anteriores. Questionada se há possibilidades de consolidar um novo convênio, ela informou que a diretoria está tentando regularizar a documentação: “Estamos correndo atrás, mas está bem difícil”. Dadá emenda: “A maior dificuldade que nós temos hoje é o recurso financeiro para a entidade andar com suas próprias pernas. Porque sem dinheiro, faz uma coisa e não dá para fazer outra, é tudo muito limitado”, diz, lembrando que teve que adiar as comemorações do Dia do Líder Comunitário e do aniversário da Interassociação por este motivo.

Rifas e contribuições

Para tentar se auto sustentar, a Inter realiza alguns eventos, como rifas e artesanatos, e pede uma pequena contribuição para os  representantes dos bairros. “Temos várias associações que têm uma situação financeira boa, tem um salão bom para festa, para eventos, mas muitas estão bem paradas mesmo”, menciona.

Mesmo com as dificuldades para levantar os recursos, a presidente garante que a entidade tem se esforçado para conseguir celebrar o Dia do líder comunitário, no mês de setembro, além dos 50 anos da Inter, “nem que seja algo simples” não deixando passar em branco as datas marcantes.

Encaminhando demandas

A atuação da entidade é levar as demandas dos bairros, por meio de seus presidentes de associações, até o poder público, auxiliando nas melhorias das comunidades. A equipe é composta por aproximadamente 20 pessoas, que desempenha um trabalho 100% voluntário. Integram a Inter mais de 100 associações de bairros, além de instituições representativas dos orquidófilos, dos doentes renais, da pessoa com deficiência e outras. São feitas reuniões mensais na sede da entidade, onde são mencionadas as conquistas, demandas e reclamações dos líderes comunitários e moradores, no que Dadá chama de “lavar a roupa suja”.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

 Batida entre ambulância do Samu e carro deixa 2 mortos e 2 feridos no interior de Minas

Duas pessoas morreram em um grave acidente envolvendo uma ambulância e um carro na MG-202, em...

Vagas de Emprego Sine 22/11/2024

AJUDANTE DE CARGA E DESCARGA – 03 vagas Vaga para trabalhar em supermercado...