Tatiana Santos
Itabira conquistou 31 medalhas nos Jogos do Interior de Minas Gerais Paradesporto (JimiP) no último final de semana em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. No total, 38 integrantes da delegação estiveram na competição, trazendo para casa 15 medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze, em disputa que ocorreu entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro.
O evento esportivo foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e reuniu 509 atletas de 28 municípios. No atletismo, Itabira teve 29 medalhas, sendo 14 de ouro, oito prata e sete de bronze, formalizando o terceiro lugar geral na disputa. Já na natação, foram duas conquistas, divididas entre um ouro e uma prata. Com a quantidade de feitos, a cidade de Carlos Drummond se consolidou como a segunda maior potência paradesportiva de Minas Gerais, superada apenas por Betim, que abocanhou 36 medalhas.
Os coordenadores da equipe são: professor Vanderci Geraldo dos Santos, que também é chefe da delegação, coordenador de Esportes Paralímpicos e da Formação à Especialização, além da professora Jéssica Carolina Alves Ferreira (técnica de atletismo), e o professor Alex Júlio Vitória Rosa (técnico de natação).
União de esforços
Para o chefe da delegação, os excelentes resultados na competição se devem ao trabalho em conjunto e investimento em inclusão: “A participação de Itabira nos JimiP reforça o compromisso da cidade com a inclusão, o esporte e o desenvolvimento humano, demonstrando que, com investimento, dedicação e trabalho em equipe, é possível transformar vidas por meio do esporte”, afirmou Vanderci, que agradeceu a torcida das pessoas: “Gratidão a todos pelo carinho e apoio. Toda honra e glória para Deus”.
A equipe itabirana de paradesporto faz parte do Projeto Itabira Paralímpica, em parceria com a Associação Crianças do Amanhã (Asca) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A delegação contou com 24 atletas que competiram nas provas de atletismo, dois na natação, dois atletas-guias e 10 membros da comissão técnica. Desde a estreia em 2022, Itabira vem escrevendo uma história de conquistas e inclusão, se mantendo como a segunda maior potência paradesportiva de Minas Gerais.
Confira fotos:



















