Tatiana Santos
A itabirana Cleide Ferreira venceu o ‘Campeonato Itabirano de Xadrez 2023’ e foi a primeira deficiente visual premiada em Itabira competindo com pessoas típicas, ou seja, que enxergam. A disputa aconteceu no último sábado (11), na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), das 13h30 às 17h30, pela Associação de Damas e Xadrez (ADX).
Os jogadores participaram em três categorias: aberto, sub-18 e sub-12. Cleide era a única jogadora com deficiência visual. Cleide contou que o treino acontece às quartas-feiras na Aposvale e ela não sabia que iria competir com pessoas típicas, que não são cegas. “No início foi um pouco assustador, principalmente a partida 15×15. Mas foi muito legal”, destacou. Ainda segundo a itabirana, seu objetivo com a participação no campeonato é trazer para a cidade o xadrez acessível, mesmo que participem pessoas que enxergam. “Mas principalmente, nós pessoas com deficiência visual, sermos inseridos no esporte enxadrista em Itabira”, acrescentou Cleide.
O coordenador do xadrez na Aposvale e Hexacampeão do esporte, elogiou a competidora: “Parabéns, Cleide! Nossa primeira pessoa com deficiência visual a ser campeã do torneio itabirano de xadrez, disputando com pessoas sem deficiência. Que venham mais vitórias”, incentivou.
A disputa aconteceu com ritmo 15 minutos nocaute, pelo sistema suíço com cinco rodadas. Essa é uma maneira de realizar torneios com grande número de participantes sem eliminar boa parte deles logo de cara. Não há divisão de grupos e nem todos se enfrentam, mas todos fazem o mesmo número de partidas, com os confrontos se definindo pela campanha dos participantes até o momento.
Projeto de xadrez acessível
Cleide é formada em Magistério, cursa Pedagogia, lê em braille. É engajada em trabalhos junto à entidade de apoio a pessoas com deficiência (FCD) e em igreja. Ela está lançando em Itabira um projeto de xadrez acessível, voltado tanto a deficientes visuais, como a pessoas que gostam do jogo e querem aprender as técnicas. A itabirana salientou que o esporte traz inúmeros benefícios à vida dos praticantes, como: estimular o raciocínio lógico, ativar a concentração, desenvolver a tomada de decisões, a memória, melhorar a capacidade de planejamento e aumentar a autoconfiança.
Leia também: