Tatiana Santos
Itabira estará em ritmo de cultura no próximo final de semana, com a realização do ‘Festival Céu e Palco, Arte para Todos’. Serão quatro dias de espetáculos teatrais: 18, 19 e 20 de outubro (sexta-feira, sábado e domingo) na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, e no dia 21 (segunda), na zona rural de Itabira. Serão sete apresentações artísticas neste final de semana. Haverá ainda, três oficinas que serão ministradas, tanto por artistas de Itabira, quanto de outras cidades.
De acordo com o professor, ator e criador do Espaço Luar Azul, Higgor Vieira, a programação é 100% gratuita e aberta a todas as idades, ou seja, a família toda pode participar junto. O único espetáculo que tem classificação de 12 anos será o do domingo, as demais apresentações têm classificação livre. Três espetáculos terão entrada liberada mediante retirada gratuita de ingresso por meio do link, apenas para controle de número de público, o restante será em espaço aberto.
Haverá apresentações de espetáculos na Fundação Cultural, na Fazenda do Pontal, na Feira Livre no sábado. Serão apresentadas peças na Praça do Campestre e na Mata do Limoeiro, em Ipoema.
Confira abaixo a programação:
No caminho das artes
Higgor explica que trata-se de um trabalho que tem a realização da Prefeitura Municipal, junto da Fundação, aprovado por meio do edital Mostra Editais 2024. O objetivo é trazer apresentações teatrais para a cidade. Magno Farias, que também é professor no espaço, compõe a produção dos espetáculos.
Para Higgor, o processo de criação e produção das peças foi algo muito interessante, e ele conta como isso aconteceu: “O Magno me convidou para estar fazendo junto com ele a produção também no festival. E foi assim, a gente foi buscando juntos estabelecer as metas, os processos, as pessoas que vinham para poder participar do festival, até mesmo nós, artistas itabiranos”. Essa iniciativa conjunta culminou na conquista da aprovação do Edital da Mostra de Festivais. “Então, foi uma conquista bacana que a gente está podendo trazer tanto pessoas de fora, quanto pessoas de Itabira, para poder movimentar ainda mais, pulsar essa cultura aqui em Itabira”.
Vivências artístico-culturais
Magno, por sua vez, diz acreditar ser fundamental atrair jovens para essa vivência cultural e artística, por representarem o futuro da cultura. “Porque nós temos a velha guarda dos atores aqui de Itabira, nós temos os que estão entrando agora. E essas pessoas vão carregar o futuro da arte aqui. Então a iniciativa pública apoiando esses movimentos é fundamental”, argumenta. Ele acrescenta que diversas iniciativas de arte em Itabira, como o Flitabira, o Mapa e o Festival Artes para Todos, tem trazido retorno para Itabira, tanto financeiro, como artisticamente.
Higgor defende que as artes têm o potencial de mudança de perspectivas na vida dos jovens que têm essa inserção na questão cultural. “Acredito muito nisso, porque você observa cada vez mais que os festivais, as casas de teatro, os espaços culturais da cidade estão sendo bem movimentados. Jovens estão indo, crianças estão participando desses movimentos. Isso vai gerando cada vez mais esse engajamento desde cedo na arte”, finaliza.