Tatiana Santos
Em todo o país, eleitores escolheram os representantes do Conselho Tutelar nesse domingo (1º). Em Itabira, não foi diferente, e a comunidade elegeu 10 conselheiros, sendo cinco titulares e cinco suplentes. A posse será realizada no dia 10 de janeiro de 2024, quando os vencedores serão oficializados, com um mandato de 4 anos. Disputaram uma cadeira no órgão 14 candidatos, dentre eles, duas conselheiras foram reeleitas, sendo uma renovação de 70% de integrantes.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itabira (CMDCA), Renato Meireles de Araújo, disse ao programa Conexão Regional, da rádio Pontal, nesta segunda-feira (2), que o processo eleitoral transcorreu de maneira tranquila. Uma novidade foi a realização da eleição pela primeira vez por meio de urnas eletrônicas, e não em cédula de papel, como nos anos anteriores, o que aferiu mais agilidade ao processo.
O representante afirmou que o sentimento é de gratidão à comunidade itabirana, que participou da votação, mesmo não sendo obrigatória, e sob tempo chuvoso. O número de votantes foi recorde e foram alcançados 4650 votos totais. A comissão mapeou a necessidade, juntamente do Cartório Eleitoral, e disponibilizou 12 locais de votação e 53 sessões, entre bairros e distritos de Itabira.
Gratidão
Renato ressaltou sua gratidão a todos que compareceram ou que ajudaram antes e durante o processo eleitoral: “Foi uma estrutura muito grandiosa que a gente montou. Agradecer também o chamamento que a população ouviu e compareceu, foi às urnas. Isso foi muito importante. Por isso que eu digo que todos nós somos muito gratos à população e a todo mundo que, de fato, pôde contribuir para o sucesso desse resultado que a gente teve ontem”, agradeceu.
O Ministério Público em Itabira, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino (SRE), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Transita e o 26º Batalhão da Polícia Militar auxiliaram no processo, somando mais de 190 pessoas direta ou indiretamente envolvidas.
Saiba quem são os conselheiros eleitos:
Titulares
1- Karyna Luiza Rodrigues Moreira- 628 votos
2-Mayra Amélia Assis Ferreira Portilho- 596 votos
3- Gabriella Fideles da Silva- 512 votos
4- Marconi Fernando do Carmo- 486 votos
5- Lelis Maria de Souza Santos- 390 votos
Suplentes
6- Bárbara Silva Fonseca- 349 votos
7- Leandro do Carmo Ribeiro- 325 votos
8- Maria Alice Costa do Nascimento Lima- 322 votos
9- Sandra de Oliveira Figueiredo- 2688 votos
10- Angélica de Fátima Madeira- 267 votos
Leia também: