Tatiana Santos
A estreia do Valeriodoce Esporte Clube (VEC) no Módulo II jogando em casa, no domingo de Dia das Mães (11/05), não teve um resultado muito favorável para o clube itabirano: vitória do Democrata de Sete Lagoas por 2 a 1 sobre o Valério.
Aos quatro minutos, Emerson Júnior exigiu ótima defesa do goleiro Thulio, após assistência do atacante Paulo Henrique. Deslocado da área, o centro-avante foi o responsável por várias assistências, todas elas desperdiçadas pelos companheiros de time. O Democrata Jacaré respondia com bolas longas e cruzamentos na área. Almeida perdeu a chance do empate aos 15, ao concluir longe da meta defendida por Glaycon. Na maioria das oportunidades, os visitantes arriscavam de média distância, principalmente com Bruno. O jogo tornou-se equilibrado e com poucas chances dos dois lados, até que, aos 25, Paulo Henrique deixou Gu livre para marcar, mas outra vez, houve falha de finalização.

Três minutos depois, França testou de cabeça, após cruzamento de Cleiton. Yuri Bigode escorou o levantamento na área, mas Emerson Júnior perdeu novamente o gol na pequena área. O articulador do time, Jean Carlo tentava de longe, mas sem risco, ao Democrata-SL. Sem conseguir penetrar nas proximidades do gol adversário, o Valério tentava novamente à distância, com Emerson Júnior, mas sem efetividade. Já nos minutos finais do primeiro tempo, Juliano aproveitou falha de Gu, puxou o contra-ataque em velocidade, mas a definição do lance terminou nas mãos do goleiro Glaycon. Apesar de um volume ofensivo melhor, o time da casa falhava nas finalizações e não saiu satisfeito com o placar no encerramento da etapa inicial. O time do Jacaré nitidamente apostava nos contragolpes rápidos.
Segundo tempo
Um drone estava sobrevoando o gramado, e o ato obrigou o juiz da partida a retardar o reinício do jogo, situação que também poderá ser analisada pelo TJD. Susto para a torcida valeriana antes do primeiro minuto, Almeida teve clara oportunidade diante do gol do Valério, mas desperdiçou. O lance foi uma amostra clara de como seria a etapa complementar. O Valério jogava bem, mas o Democrata era cirúrgico na marcação, reduzindo espaços e usando a velocidade como sua principal característica. Aos seis minutos, Emerson Júnior carimbou a zaga em nova assistência de Paulo Henrique. Bruno e Juliano reagiram pelo Jacaré, mas sem acertar a meta. As primeiras alterações aconteceram e o técnico Toninho Pesso foi feliz. Os dois jogadores que entraram marcaram os gols da equipe.
Inicialmente, Dudu, aos 19 e de cabeça, na saída errada do goleiro valeriano, um a zero. O Valério reagiu com Yure Bigode, cinco minutos depois, escorando assistência de Renan Oliveira, aposta de Ito Roque para melhorar o volume ofensivo. O time de Itabira chegou a ter três homens à frente, além do meia-armador itabirano, vindo do meio-campo, mas o esquema defensivo do Democrata-SL se garantia. Nos contra-ataques, o time visitante criava oportunidades claras e seguidas, e em uma delas surgiu um dos vários escanteios. Ighor se aproveitou desta cobrança, aos 30 minutos, e acertou o canto direito do gol valeriano. Com experiência, o Democrata apostava nas falhas da defesa adversária, e seguia criando oportunidades. O Valério tentava ultrapassar a última linha adversária, mas sem sucesso, até o término do jogo. Com informações: Euclides Eder
Leia também: