Lagoa do Nado: 613 animais foram resgatados após rompimento da barragem

Após o rompimento da barragem Lagoa do Nado, por conta da chuvas da última quarta-feira (13/11), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que houve o resgate de 613 animais da represa. São 459 peixes, de diferentes espécies, e 154 cagados e tartarugas. Mais 60 milhões de litros de água vazaram por meio do buraco de 80 metros que se abriu na estrutura do talude.

O parque permanece fechado para visitação. A Prefeitura de Belo Horizonte sabia há pelo menos cinco anos que a barragem da Lagoa do Nado apresentava problemas estruturais e precisava de reparos. Duas consultorias contratadas pelo município, uma em 2019 e outra em 2021, apontaram, inclusive, a necessidade de substituição da barragem. Uma licitação foi realizada no ano passado e concluída em setembro. As obras, porém, não foram iniciadas.

A barragem

Segundo o Corpo de Bombeiros, a forte chuva que atingiu a região fez com que parte do talude cedesse, transbordando a água para a avenida Pedro I, que fica paralela ao parque. Não houve vítimas.

O Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado está localizado entre os bairros Itapuã e Planalto. O córrego do Nado é um afluente do córrego Vilarinho, que deságua no ribeirão do Onça, unindo-se ao rio das Velhas, integrante da bacia do rio São Francisco. 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Atlético pode repetir feito que não acontece desde 2004 se não bater o Botafogo no Brasileirão

Atlético ainda não venceu no Brasileirão e ocupa a vice-lanterna na tabela O Atlético enfrenta o...

BBB 25: veja quem ainda continua na prova de resistência

Quem vencer garante primeira vaga na Grande Final do reality show. O BBB 25 entrou em sua reta...

Prefeitura divulga sobre o funcionamento dos serviços públicos durante o feriadão em Itabira

Em razão do feriado da Semana Santa, a Prefeitura de Itabira informa que o funcionamento dos...