O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em parceria com o Hemocentro de Belo Horizonte, promoveu nesta terça-feira (21/11), um expressivo esforço de captação de sangue externo com a participação de mais de 70 voluntários da corporação, na Academia de Bombeiros Militar (ABM). Com o esforço de captação realizado, a expectativa é que pelo menos 280 adultos ou até 840 crianças possam ser beneficiados.
A Semana Nacional de Doação Voluntária, promovida nesta semana pela Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas, iniciou a primeira ação da campanha com o apoio do Corpo Bombeiros Militar. O mutirão realizado pelo CBMMG aconteceu em uma data estratégica, considerando a queda significativa dos estoques de sangue do Grupo “O”, informada recentemente pela Fundação.
Hellen Heoisa Dupim, do setor de Captação do Hemocentro de Belo Horizonte, comentou a iniciativa que já acontece há mais de três anos. “A Fundação Hemominas agradece a parceria do Corpo de Bombeiros pelo comprometimento em relação à coleta externa e doação de sangue que ocorre frequentemente”.
Compromisso de cooperação
A cooperação entre as instituições ocorre pelo menos duas vezes ao ano, sendo fundamental para sensibilizar e incentivar os bombeiros militares, seus familiares e a comunidade em geral a doar sangue, além de reafirmar o compromisso social de salvar vidas.
Vale destacar que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas adultas. Já a substituição de um adulto por criança pode triplicar este alcance de atendimento. O gesto simples e altruísta reforça o compromisso com a responsabilidade social e o propósito da corporação de salvar e valorizar vidas, de modo a inspirar pessoas e levar esperança.
Fonte: Agência Minas