Tatiana Santos
No último dia 20 de maio se comemorou o Dia dos Profissionais de Recursos Humanos. Muitos trabalhadores já ouviram a conhecida frase: “Passe no setor de RH”, em um processo de demissão, por exemplo. Mas, se engana quem pensa que o profissional cuida somente da baixa na contratação do funcionário em uma empresa.
Quem afirma é Daniela Monteiro, psicóloga e fundadora da Humana Desenvolvimento Empresarial, de Itabira, e Poliana Rocha, gerente da unidade. Poliana argumenta que o profissional de RH tem uma importância fundamental na saúde da empresa e possui inúmeras atribuições que englobam o desenvolvimento do setor de Recursos Humanos. Daniela acrescenta que o departamento é como o coração de uma empresa, “porque através do RH que a gente faz a interconexão ali entre os colaboradores e as necessidades da empresa, e vice-versa”.
Além disso, se seleciona os profissionais para os locais certos. No caso da Humana, há disponíveis os serviços de treinamento, desenvolvimento e capacitação, garantindo o sucesso das organizações. Segundo ela, hoje em dia, os empresários têm uma consciência mais ampla da importância do papel do RH no sentido estratégico dentro das corporações. “Tem crescido bastante. Inclusive, é perceptível a diferença que existe no início da Humana, como as pessoas visualizavam essa atividade e como visualizam hoje”.
Qualificação
O profissional de Recursos Humanos atua na entrega de capacitação de colaboradores, viabiliza contratação específica de um cargo mais personalizado para compor o quadro de funcionários. Realiza diagnóstico organizacional, onde se escuta, tanto a liderança da empresa, quanto os trabalhadores, para que seja possível fazer esse levantamento. “E uma vez que a gente faz esse diagnóstico, a gente vai trabalhar na raiz, nas causas daquilo que a empresa precisa”, destaca Poliana.
Daniela ressalta a importância das pessoas numa empresa, já que as corporações podem ser as mais bonitas, as mais organizadas, mas se não tiverem pessoas, não têm vida nem dinâmica. Para tanto, ela chama a atenção para que os profissionais estejam preparados para o mercado de trabalho.
Ela aconselha as pessoas a buscarem qualificação, uma vez o mundo é totalmente dinâmico e a sociedade vive a era da informação, do mundo digital. “Então, quem se sobressai no mercado hoje é o profissional mais qualificado, mais capacitado. É muito interessante que as pessoas busquem essa capacitação cada dia mais”, orienta.