O Mamoré perdeu para o Valeriodoce, por 1 a 0 no tempo normal, mas venceu por 3 a 1 nas penalidades e conquistou o título da Segunda Divisão Mineira de 2023. A partida era a volta da decisão do certame e aconteceu na noite deste domingo (26), no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas.
No jogo de ida, realizado na última quinta-feira, em Itabira, o Mamoré, mesmo atuando fora, venceu por 2 a 1 e precisava de um empate para conquistar o título. Já o Valério, para ser campeão direto, precisava ganhar por dois gols de diferença. Em caso de vitória dos visitantes por um tento, a definição da taça seria nos pênaltis.
Como foi a partida
Os mandantes começaram pressionando. Logo aos 3 minutos, o ataque do Mamoré marcou pressão, roubou a bola da defesa e Gabriel quase marcou. Com o passar dos minutos, a partida foi se equilibrando. Aos 27 minutos, David José chegou perto de abrir o placar para o Mamoré.
Mas quem marcou foram os visitantes. Após escanteio, a bola sobrou para Maicon abrir o placar. 1 a 0 para o Valério. Após o gol, o Mamoré acordou e pressionou até o fim da primeira etapa, mas não chegou ao empate. Intervalo de jogo e vantagem mínima para a equipe visitante.
A segunda etapa começou equilibrada. O Mamoré era mais incisivo na busca pelo gol. Os visitantes desciam em contragolpes sempre com muito perigo. E, apesar das chances dos dois lados, o placar não foi alterado e a definição do campeão foi para as penalidades.
Pelo Mamoré, Gabriel Neto, Thiago Magatão e Léo Moreno fizeram, com Elzo defendeu a batida de Pedro Matielo. Já pelo VEC, Gustavo fez. Mas, Felipe Viotti defendeu a cobrança de Felipe, Jordan Caíque mandou no travessão e Marcel Spiazi goleou. Assim, o Sapo comemorou o título, vencendo por 3 a 1 nas penalidades.
Título de campeão
Com o resultado, o Mamoré ficou com o título de Campeão Mineiro da Segunda Divisão de 2023. Vale lembrar que, tanto Mamoré, como o Dragão itabirano, conquistaram o acesso para o Módulo II estadual da temporada de 2024.
Fonte: Elder Black