Tatiana Santos
No dia 5 de agosto, o apresentador Fausto Silva, o Faustão (73), pegou a todos de surpresa, ao ser internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, para o tratamento de uma insuficiência cardíaca. Faustão passou diálise e precisou de medicamentos para ajudar na força do bombeamento do coração.
Cerca de duas semanas depois, foi divulgado pelo hospital que ele precisaria de um transplante de coração e passou a aguardar na fila, até receber um novo órgão no dia 27. O problema do apresentador acendeu o alerta sobre a prevenção de doenças cardíacas.
O imunologista Délcio de Lima Jr participou do programa Conexão Regional, na rádio Pontal, nessa sexta-feira (31), e deu algumas dicas para a saúde desse órgão tão importante.
De acordo com o especialista, o fator genético é um dos primeiros pontos a se avaliar. Para explicar esse fator, ele usou como exemplo o próprio pai, que sofreu um infarto do miocárdio em 2021, aos 65 anos. O avô teve morte súbita após um infarto, com apenas 54 anos. Além dele, outros três filhos (tios de dr Délcio) também enfartaram. “E eu, que sou filho? Tenho uma predisposição gigante”, ressaltou.
Tabagismo e álcool
Outro fator importante que influencia diretamente na parte cardíaca, segundo o médico, é o hábito de fumar. Por ser um produto altamente inflamatório, pode causar placas de gorduras e calcificações nas artérias (arteriosclerose). Assim como o cigarro, a bebida em excesso também acarreta inúmeros problemas. Acima de 8 gramas de álcool por dia já pode prejudicar a saúde do coração.
Atividades físicas
O especialista recomenda atividades físicas acima de 180 minutos, distribuídos durante a semana (o que equivale entre 25 minutos e 30 minutos por dia). A orientação é de exercícios aeróbicos para movimentar o sistema cardíaco, uma vez que os batimentos serão acelerados e o sangue jorrará pelas artérias com maior velocidade. “Isso vai ajudar a eliminar gordura, eliminar os radicais livres, tudo que atrapalha e pode entupir o seu coração, as suas veias e artérias”, descreveu.
Hidratação
Tomar bastante água é imprescindível para filtrar as impurezas do organismo. Uma média de 50 ml por quilo/dia de água é suficiente. Por exemplo, se a pessoa tem 10 quilos, será 50ml x 10, o que dá 500ml por dia. A água deve ser ingerida no decorrer do dia e não de uma só vez.
Vinho
Segundo algumas fontes, o hábito de consumir um cálice da bebida pode ser benéfico para o coração. Mas, a sugestão de dr Délcio, é que a ingestão seja do vinho seco, que tem proteína e as vitaminas apuradas da uva. No caso do suave ou doce, há ingestão de açúcar, que também é um alimento inflamatório.