Neste sábado (25), seis anos após o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, o Memorial Brumadinho foi inaugurado para lembrar e homenagear as 272 vítimas do maior desastre socioambiental do país. O espaço está localizado na comunidade de Córrego do Feijão, a cerca de 15 km do centro de Brumadinho, e é gerido pela Fundação Memorial de Brumadinho, criada em 2023 com a participação de familiares das vítimas.
O Memorial conta com um bosque de 272 ipês amarelos, representando cada uma das vidas perdidas, além de um espaço meditativo, salas de exposição, escultura-monumento e uma área dedicada à guarda honrosa de segmentos corpóreos das vítimas. O local também será um espaço de estudo e pesquisa sobre temas relacionados ao meio ambiente, arquitetura, história e os impactos da tragédia.
A entrada é gratuita e o Memorial estará aberto ao público de quarta a domingo. Este importante marco não só preserva a memória dos que se foram, mas também reforça o compromisso com a luta por justiça e pela prevenção de novas tragédias.
FONTE: Estado de Minas