O ato de ficar em cima do objeto será tratado como infração e o jogador que o fizer pode ser punido com cartão amarelo
O jogador Memphis Depay, do Corinthians, provocou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em publicação feita nas redes sociais neste domingo (6/4). O atleta holandês publicou uma imagem em que aparece com os pés em cima de uma bola e marcou o perfil oficial da entidade no X (antigo Twitter). A provocação aconteceu após a CBF proibir que jogadores subam em bolas.
Bom dia 🇧🇷💫 pic.twitter.com/Ok81ZAubTn
— Memphis Depay (@Memphis) April 6, 2025
A CBF enviou um ofício à comissão de arbitragem, às federações e aos clubes para advertir os jogadores que subirem na bola durante a partida. O comunicado veio após Memphis Depay utilizar da provocação durante o duelo contra o Palmeiras na final do Paulistão.
O documento divulgado pela entidade não cita diretamente o lance do atacante holandês, que acabou fulminando em uma confusão generalizada entre as duas equipes. Mas, cita o ato como uma conduta antidesportida, além de gerar “impactos negativos ao esporte, “risco de lesão” e “transtornos generalizados”.
Por isso, a partir de agora o ato de subir na bola será tratado como infração, e o jogador que o fizer, pode ser punido com cartão amarelo, ou ocasionar em um tiro livre indireto a favor da equipe adversária, sendo cobrado no local do ocorrido.
O jogador do Timão não foi o primeiro a utilizar da provocação. Em 2023, o atacante Yeferson Soteldo, do Santos, também subiu na bola durante a partida contra o Vasco, pelo Campeonao Brasileiro. Na ocasião, a atitude também gerou desconforto entre os jogadores da equipe adversária. A CBF ainda destacou vídeos do Campeonato Colombiano e da Seleção Sub-17 para ilustrar os lances.
Memphis subiu na bola aos 44 minutos da segunda etapa da decisão, próximo a uma das bandeirinhas de escanteio. O lance terminou em um lateral para o Corinthians, mas ocasionou em uma briga com os jogadores do Palmeiras.
O que diz o documento da CBF
“Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte. Isso é causado por um comportamento específico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional:
Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária. Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas. Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.
Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto (TLI), a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA).”