Um mergulhador de 54 anos desapareceu na tarde de segunda-feira (16) enquanto realizava serviços de sondagem nas proximidades da Ponte Salvador-Itaparica, na Baía de Todos-os-Santos. O profissional, que não teve a identidade revelada, estava substituindo uma das boias de sinalização da ancoragem de uma balsa na região da Ponta de Humaitá. O desaparecimento foi percebido quando o cilindro de oxigênio dele emergiu sozinho à superfície. Outro mergulhador que dava suporte à operação tentou localizá-lo, mas não teve sucesso.
O Corpo de Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e a Marinha foram acionados para as buscas. Devido à baixa visibilidade na área, os trabalhos foram interrompidos na noite de segunda-feira, mas foram retomados na manhã desta terça-feira (17).
Mobilização para as buscas
A Capitania dos Portos da Bahia enviou uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) ao local, que também emitiu um Aviso aos Navegantes, solicitando apoio de embarcações que transitam pela região. Três embarcações civis, incluindo uma lancha da Praticagem da Bahia, participam da operação.
O 13º Batalhão do Corpo de Bombeiros e um helicóptero do Grupamento Aéreo do CBMBA reforçam as buscas, em uma operação que conta com mergulhadores especializados e equipamentos para ampliar o alcance.
Investigação
A Capitania dos Portos informou que instaurará um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as circunstâncias do desaparecimento. O resultado será encaminhado ao Tribunal Marítimo para análise e providências.
A área de buscas, localizada na Baía de Todos-os-Santos, segue monitorada, e as autoridades permanecem mobilizadas para localizar o mergulhador desaparecido.
FONTE: Correio