Tatiana Santos
Mesa posta. O conceito pode até ser novo para algumas pessoas. Mas o fato é que mesa posta nada mais é, do que o hábito de receber bem, com carinho, preparando a mesa de maneira convidativa para as pessoas que ama. Trocando em miúdos, é a arrumação/organização da mesa para uma refeição. Envolve forros, talheres, guardanapos e outros itens.
Quem explica o conceito é Ana Bueno, itabirana especialista em decoração de mesas. Ela afirma que, apesar de muitos imaginarem se tratar de algo fútil ou utilizado apenas por pessoas ricas, esse conceito não é verdadeiro e dá para decorar a mesa com simplicidade: “Eu gosto muito de dizer que mesa posta é para quem é rico de amor. O dinheiro compra objetos para você decorar a sua mesa, de acordo com seu gosto. Mas o amor não se compra”, resume.
O primeiro passo é pensar na organização, por exemplo, um bolo pode ser servido em uma boleira, ainda que simples, mas de uma maneira diferente. No entanto, a mesa deve refletir a essência de quem receberá o convidado, ou seja, usando aquilo que a pessoa tem em casa.
Tipos de mesa posta
Segundo Ana, o que diferenciará o estilo são os talheres e a maneira como se porta à mesa. Por exemplo, num jantar americano, cada um se serve à mesa durante as refeições e a organização deve facilitar a circulação dos convidados. No caso da mesa francesa (diplomata) o serviço requer o uso de sousplat, ou seja, “sob o prato”. A peça deve ser utilizada embaixo do prato, protegendo a toalha de mesa de respingos de alimentos.
Ana garante que uma tendência atual em alta é o minimalismo, onde cabe o conceito ‘menos é mais’. Nele, há prevalência de cores claras e neutras, atemporalidade, poucos tipos de flores, até mesmo em montagem de mesas para casamentos. Porém, tudo dependerá daquilo que a pessoa quer comunicar e também com o momento em que se está focando, como o Natal, Dia das Mães ou outras datas comemorativas.
Resgate familiar
A arrumação deve ser, acima de tudo, funcional, portanto, não é necessário colocar itens que não precisarão ser utilizados. Se vai servir um suco, por exemplo, não há necessidade de acomodar um copo para champanhe, apenas para impressionar os convidados. Mas, se engana quem pensa que esse carinho ao servir as refeições é somente para quando irá receber pessoas em casa. “Eu costumo muito dizer da mesa solo, ou seja, eu estou sozinho em casa, por que eu não vou montar um lugar à mesa de forma ordenada, que vai melhorar o visual para eu me sentir mais importante ali, naquele momento, melhorar a autoestima?”, questiona.
Portanto, para Ana, uma característica da mesa posta, conforme destaca, é unir as famílias, criar boas conexões, além de remeter às memórias afetivas. Ela menciona que há inúmeros relatos de pessoas que melhoraram seus relacionamentos e até se reconciliaram, graças ao hábito de se sentarem à mesa. “Ali, vocês podem agradecer a Deus dependendo da sua crença, podem tratar assuntos que não sejam polêmicos, porque vocês estão instalando um hábito na sua casa. A gente quer união. Traga assuntos que vão envolver”, recomenda.