Tatiana Santos
O Valeriodoce apresentou o novo técnico do clube, Marcos Gomes Valadares, durante uma coletiva de imprensa na tarde dessa quarta-feira (27/03), em Itabira. Valadares comandará o Dragão no retorno ao Módulo II do Campeonato Mineiro. Na ocasião, estiveram João Mário de Brito, presidente da agremiação, e Renato Montak, diretor de futebol do Valério desde janeiro de 2023.
O repórter da rádio Pontal, Galvani Silva, acompanhou a coletiva e conversou com a diretoria do clube itabirano. Montak afirmou que o Valério está desenvolvendo um trabalho de formação de elenco agora, após contratação e definição do técnico. “Agora junto a ele, dentro de ideia de jogo dele, a gente busca os atletas dentro do perfil, para que a gente possa, na semana que vem, já ter uma boa parte desse elenco aqui, definido junto a mim e comissão”.
Apesar de o clube ter pouco mais de 30 dias para a primeira partida, o diretor disse acreditar que haverá tempo hábil para contratar os jogadores a partir “de conversas com atletas, algumas perspectivas de agentes em relação a brasileiros”. Montak emendou: “A gente está buscando situações de série D e série C para os seus atletas, então acaba que tem algumas situações que demandam um pouco mais de tempo no fechamento com esses atletas. Mas, esperando que seja um tempo hábil que o Marcos possa desenvolver o seu trabalho dentro desses 30 dias de pré-temporada, para que a gente possa fazer uma boa estreia”.
Passo importante
João Mário, por sua vez, mencionou que este é mais um passo importante para o Módulo 2, e que agora, já há documentos assinados com comissão técnica, que será apresentada no dia 2 de abril. Sobre o novo técnico, João Mário afirmou que as perspectivas são as melhores, já que Marcos Valadares tem expertise em bases de clubes em várias partes do Brasil. “Então, há uma expectativa muito grande de que ele venha fazer um grande trabalho no devolver o Valério à elite do nosso futebol e que para ele será ótimo, porque vai comprovar realmente que a capacidade dele”, projetou.
O presidente adiantou que Renato já está concluindo a composição da comissão técnica. Um dos integrantes é Ramon, que retorna ao Dragão. Ele, que já esteve no Valério como preparador de goleiros em 2022, esteve no Paracatu em 2023, e agora, retorna ao itabirano.
Recursos financeiros
João Mário ressaltou a necessidade de o Valério virar Sociedade Anônima do Futebol (SAF), com a ajuda do Poder Público. Já há conversa agendada com a Mesa Diretora da Câmara de Itabira, no dia 1º de abril, para se estudar a possibilidade da devolução de parte do duodécimo para que o time possa ter um aporte maior de recurso público. Duodécimo é um repasse financeiro pela Prefeitura até o dia 20 de cada mês à Câmara.
Quanto mais longe chegar na competição, maior a demanda por recursos financeiros. “Não tem como o Valério ter, inclusive, isso numa competição dessa, e cumprir seus compromissos financeiros, se ele não tiver um apoio. Um apoio da Prefeitura de Itabira e da Câmara. E, graças a Deus, o prefeito Marco Antônio Lage tem tido muita sensibilidade pelo Valério, e não tem faltado apoio da Câmara”, afirmou o dirigente. Nove clubes que vão disputar com o Valério são do Módulo 2.
Leia também: