Fonte: CNN Brasil
Moradores do município de Amapá, do estado homônimo, tem compartilhado nas redes sociais registros surpreendentes da infestação de besouros que atingiu a cidade nos últimos dias. A repercussão do fenômeno foi tão grande que a prefeitura convidou um especialista do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) para falar sobre a situação nas redes sociais.
De acordo com Alexandre Jordão, pesquisador em entomologia, a chegada dos insetos está ligada a uma série de fatores, como mudança de estação, umidade do ar, presença de gado na região e até períodos em que a lua esteve escondida – já que os besouros procuram por fontes de luz.
“São insetos mastigadores, cuja relação com o humano não é tão estreita. Portanto, não são insetos transmissores de doença humana”, esclareceu Jordão.
“[Espero] que a população tenha um pouco de paciência, porque isso vai passar, e tenha tolerância. A gente sabe que o bicho incomoda, mas é um bicho que vai passar em breve. Obviamente isso faz parte de um desequilíbrio ambiental, porque é um local onde a pecuária vem se expandindo e tomando o lugar da floresta”, concluiu o pesquisador.