Tatiana Santos
Morreu aos 83 anos o ex-vereador itabirano José Celso de Assis, na madrugada desta quarta-feira (20/11). O motivo da morte foi devido a um infarto. O velório acontecerá de 11h às 16h30, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. Ele deixa a esposa Diná e filhos. O ex-vereador faria 84 anos nesta quinta-feira (21).
Zé Celso, como era conhecido, se despediu do cargo em 2012, quando decidiu deixar a política, sendo homenageado pelos colegas do Legislativo.
Atuações
Ele trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce na área de mecânica industrial e se aposentou em 1983 na mesma área. Ele se formou em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (Fadom) ainda na década de 1990.
Entrou na política e ocupou cadeira na Câmara de Itabira por sete vezes, sendo seu primeiro mandato em 1976. Foi eleito presidente do Legislativo em dois pleitos.
Após deixar a política, não se distanciou totalmente da área, resolvendo apoiar o neto, Rodrigo Alexandre Assis Silva (Diguerê), que também é vereador em seu quarto mandato, e que já ocupou a Mesa Diretora, como presidente da Câmara.
Nesta manhã, Diguerê fez uma pequena homenagem ao avô, com uma foto em seu story, sob a frase: “Para sempre”, escreveu, sucintamente.
Moção de Aplauso
Em agosto de 2023, Zé Celso recebeu uma Moção de Aplauso na Câmara, que atendeu o requerimento do vereador Luciano Sobrinho (MDB), por sua história relevante na política do município e atuação no âmbito social de Itabira. Mesmo afastado da política, o ex-vereador nunca deixou de atuar em prol das causas sociais.
.