Tatiana Santos
Cidadãos que precisam tirar a carteira de identidade terão a oportunidade de emití-la gratuitamente no mutirão realizado nesta sexta-feira (25/04), de 8h às 17h. A ação se estende até o sábado (26), no mesmo horário, e ocorre na Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Carlos Drummond de Andrade, 651, Centro. O mutirão é realizado por iniciativa dos vereadores para suprir uma grande demanda reprimida na cidade.
A parlamentar Dulce Citi (PDT), que é uma das articuladoras da ação, esclarece que o atendimento será feito por ordem de chegada. Vários funcionários públicos estarão presentes numa força-tarefa para auxiliar nos trabalhos, dentre eles, servidores da Assistência Social, funcionários do Legislativo, agentes da Polícia Civil, além de servidores de outros municípios.
O que levar
Os interessados devem levar uma foto 3×4 colorida recente, com fundo branco, além dos seguintes documentos originais: certidão de nascimento ou de casamento (divorciados levam certidão averbada); CPF; comprovante de endereço.
Dulce salienta que todos os documentos devem estar em boas condições para possibilitar a emissão. Ela deixa bem claro: “Se estiver dobrado que não dê condições de leitura, não consegue tirar, não. O documento tem que estar em bom estado”.
Outro ponto importante destacado pela vereadora é que no caso de a pessoa ter tirado a primeira via da nova carteira de identidade (CIN) e a tenha perdido, a segunda via terá custo. Nesta situação, o cidadão deverá levar o comprovante de pagamento da taxa. Pessoas em vulnerabilidade podem apresentar o comprovante de declaração do CRAS ou de outro serviço social para ser isento de pagar a taxa, que custa R$110,62. O cidadão já leva esse documento quitado para emitir a carteira na hora.
A parlamentar alega que a mobilização é resultado de um anseio da população. “Muita gente tinha pedido isso para a gente em campanha todos os dias. Todo dia eu recebo aqui no meu WhatsApp, pessoas pedindo ajuda para tirar carteira de identidade. A demanda é muito grande”.
Possibilidade de outro mutirão
Dulce não descarta a possibilidade realizar um novo mutirão mais à frente, mas destaca que a iniciativa já amenizará consideravelmente a demanda atual. “Eu acho que vai ser um alívio esse mutirão, já vai diminuir bem a quantidade de pessoas com a necessidade de tirar a carteira. Mas [pelos moldes normais] continua tirando [a identidade] todos os dias”, finaliza. Dúvidas podem ser esclarecidas no perfil da vereadora no Instagram: @dulceciti
Leia também: