Tatiana Santos
Em 13 de fevereiro se comemora o Dia Mundial do Rádio. Ele, que está na casa das pessoas, no carro e até mesmo no trabalho, o meio de comunicação é muito democrático. Leva aos ouvintes música, informação e mantém as pessoas sempre informadas. Mas, você sabe qual a origem da data?
Quem conta sobre o dia do rádio é o historiador e professor Crisólito Marques, conhecido como C Marques. Conforme explica, a instituição da data surgiu a partir do pedido da Academia Espanhola de Rádio em 20 de setembro de 2010.
“Na ocasião, a instituição propôs ao Conselho Executivo da Unesco que incluísse uma agenda sobre a proclamação do dia mundial. O item foi estudado, pesquisado e adentrado em ampla consulta em 2011 por diversas partes interessadas. As associação de radiodifusão, as agências da ONU, fundos de programas, as ONGs levantaram essa bandeira, e depois de muito estudo, várias associações se juntaram”. A partir de dezembro de 2012 a Assembleia Geral da ONU endossou a proclamação do Dia Mundial do Rádio e se passou a comemorar a data no mundo inteiro.
C Marques defende que o rádio é um dos importantes meios de comunicação globais, desde seu surgimento datado de 1896, quando o italiano Guglielmo Marconi, montou o primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF). “O rádio que sempre foi, e é um dos grande meios de comunicação do mundo que chega em nossas casas sem precisar bater à porta, sem precisar você parar para ouvir. Pode estar realizando todos os afazeres e estar sintonizado. E agora com a internet, que ajuda mais ainda”, afirma.
Surgimento no Brasil
A primeira emissora brasileira foi a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 pelo antropólogo e educador Edgard Roquette-Pinto – que também viabilizou a primeira transmissão, em 1922, e é considerado o pai da radiodifusão no Brasil.