Nome francês, gostinho brasileiro. “Costela Le Viandier” é um dos pratos do Circuito do Sabor

Costela Le Viandier- Foto: Acita

Tatiana Santos

Em dois dias, chegará à reta final a 18ª edição do Circuito do Sabor, festival gastronômico que ajuda a fomentar o turismo de Itabira por meio da rica culinária local. Num total, 10 estabelecimentos do setor participam, mostrando suas receitas especiais para degustação do público, que escolherá o seu prato favorito.

O Magnífico Carnes é um dos participantes, e o chef de cozinha Magno Parrilla, conversou com os apresentadores do programa Conexão Regional, na rádio Pontal, nesta tarde de sexta-feira (13). Ele contou os segredos de sua receita, a “Costela Le Viandier”, e afirmou que a inspiração não tem tanto a ver com o nome francês. Conforme comentou, a costela utilizada é um prato de criação nórdica e apareceu pela primeira num um livro receitas chamado Le Viandier. Daí veio a referência.

O chef, que tem vasta experiência em cozinha e pesquisa sobre cocção (cozimento) e defumação, se aprimorou na parrilla —grelha usada para controlar o assado de um alimento levado ao fogo ou brasa. Magno afirma que, apesar de seu prato passar por uma preparação bem demorada, há uma preocupação não apenas com a qualidade, mas também, que a costela seja acessível ao público e satisfaça. “É um prato farto. Eu gosto muito de uma cozinha farta, que alimenta mesmo. É um prato que é artesanal. É uma questão que a gente tem que é uma ideologia de ter o maior número de preparo dentro da cozinha para ser um prato realmente artesanal”, salientou.

Magno Parrilla- Foto: Divulgação/Claudemir Azevedo

Toda uma preparação

Para dar início à receita, a costela é porcionada e defumada com lenha de árvore frutífera por 12 horas. Cada árvore frutífera confere um sabor diferente, como um tempero. A carne é embalada e após ser retirada da defumação, é embalada à vácuo. Na sequência, é colocada em banho-maria, numa técnica conhecida na gastronomia como sous-vide, que é um cozimento em baixa temperatura para apurar o sabor.

Com esse processo, a carne fica muito macia. Uma batata rústica feita no próprio estabelecimento acompanha a costela. Aliado a ela, um molho feito com a redução de morangos e mirtilos cobre a carne. “Cada elemento complementa o outro. A gente tem uma carne, que apesar de um preparado extremamente simples, mas o defumado traz uma complexidade de sabor que equilibra, e o molho traz um up, uma acidez”, destacou.

Como votar

Os clientes vão até os estabelecimentos para degustar, acessam um QRCode e votam. Há ainda uma visita oculta de chefs, que também participam de uma votação. O peso dos especialistas na votação é de 30% e dos clientes, 70%. No final, são três estabelecimentos vencedores. A realização é da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), com apoio da Prefeitura de Itabira, da Coca Cola e da cerveja Eisenbahn.

O Magnífico Carnes se localiza na Avenida Duque de Caxias, 96, Esplanada da Estação.

Leia também:

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Festival Arestas agita Itabira no próximo fim de semana com música para todos os gostos

Evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro no Largo do Batistinha, reunindo talentos...

Vagas de Emprego Sine 20/09/2024

AJUDANTE DE AÇOUGUEIRO  – 01 vaga Vaga para trabalhar  no hortifrúti no Major Lage...

Amor e cuidado dispensados aos pets retornam em carinho a seus donos, defende veterinária em Itabira

Tatiana Santos Considerados parte da família, os animais domésticos têm sido incluídos com...