Tatiana Santos
A carteira de identidade ou RG é um documento essencial para a identificação pessoal. Contém inúmeros dados do indivíduo, e por meio dele, é possível acessar vários serviços, principalmente, governamentais, e ainda ter acesso a diversos outros. E a nova carteira já pode ser emitida pelos cidadãos brasileiros e passa a ser denominada como Carteira de Identidade Nacional (CIN). Com isso, há inúmeras dúvidas dos cidadãos. Quem esclarece sobre o tema é o delegado regional da 3ª Delegacia Regional, com sede em Itabira, Diogo Luna.
De acordo com o agente, a nova identidade já está sendo emitida na unidade itabirana, mas passará a ser obrigatória somente a partir de fevereiro de 2032, de modo que agora não há necessidade, nem urgência de as pessoas trocarem as que já têm. “Então, existe um prazo. Esse prazo é um prazo longo, e nós vamos, enquanto polícia civil, atender todas as demandas”, garante.
Agendamento gratuito
O agente público ressalta que o agendamento para produção deste documento é gratuito e as pessoas devem ficar muito atentas a isso. “Já sabemos que há pessoas cobrando para fazer o agendamento. Estamos instaurando procedimentos policiais e investigativos para apurar isso, e eu peço a população que não pague para agendar. O agendamento é gratuito. Repito, o agendamento é gratuito”, alerta o delegado.
Um questionamento comum é se ainda as pessoas podem utilizar a carteira “velha”. A recomendação do Dr Diogo, é para os cidadãos não se apressarem tanto e se dirigirem até a delegacia “mais devagar um pouquinho e deixar aqueles que têm prioridade”. Isso, porque a unidade está atendendo a uma demanda que acabou ficando acumulada por um período de tempo. Esse fato aconteceu no início deste ano por conta da mudança de sistema para confecção de identidades em todo o estado de Minas Gerais.
Postos de atendimento na região
A regional abarca vários municípios no entorno de Itabira, e somados, são nove postos de identificação. O objetivo é atender toda a demanda da população, sobretudo, as comunidades que têm mais dificuldades de deslocamento para fazer a carteira de identidade. A delegacia está restabelecendo o posto de Itambé do Mato Dentro, que será reinaugurada na primeira semana de maio. O fato está sendo possível, graças ao apoio de uma vereadora do município, que instituiu, junto ao responsável anterior pela regional, o delegado Helton Cota.
Também, está sendo restabelecido o posto na cidade de Catas Altas, foram iniciadas as atividades do posto em Bom Jesus do Amparo, além de São Gonçalo do Rio Abaixo. “Então, todas as cidades circunvinzinhas ao município de Itabira, agora já têm postos de identificação, e elas estão todas fazendo identidade”, destaca o delegado. Anteriormente, havia um volume muito considerável de deslocamento de pessoas de cidades da região para tirar o documento de identidade, o que, com a abertura de novos postos, a demanda diminuiu. A média de confecção, somente em Itabira, de 50 documentos por dia, ou seja, a soma é de uma média de mil carteiras por mês.
O telefone para informações é: (31) 3839-2995. A delegacia fica aberta 24h, e está no endereço: Avenida Prefeito Li Guerra, s/n-Praia.