Oncoviva conclui primeira etapa do container de apoio a pacientes oncológicos em Itabira

Container da Oncoviva prestes a ser inaugurado-Foto: Oncoviva/Divulgação

Tatiana Santos

A associação Oncoviva anunciou, no dia 7 de maio, a conclusão da primeira etapa da instalação do Espaço Acolhedor, container que funcionará como uma casa de apoio para receber pacientes e familiares em tratamentos oncológicos em Itabira. A estrutura fica nas proximidades do Centro Oncológico de Itabira (COI), na entrada do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).

Foto: Oncoviva/Divulgação

A Oncoviva atua de maneira voluntária, desenvolvendo atividades de apoio junto às pessoas em tratamento, promovendo alegria e conforto. De acordo com a coordenadora do Marketing na entidade, Neide Monteiro, a associação dará andamento à parte de urbanização e de jardinagem para a finalização desse projeto.

“Então, imagina-se que daqui a 30, 40 dias, esse espaço já esteja sendo inaugurado para acolher, para receber a população”, estima a voluntária. De acordo com Neide, atualmente, o lanche solidário é disponibilizado gratuitamente na porta do COI, de segunda a sexta-feira. No entanto, com a nova estrutura, será servido dentro do Espaço Acolhedor.

Foto: Oncoviva/Divulgação

Conforto e descanso

No local, haverá cadeiras, poltronas, uma maca para as pessoas aguardarem o atendimento. Como Itabira é referência hospitalar para cidades como Ferros, Itambé, Passabém e outras, muitas pessoas chegam cedo com seu acompanhante em transporte da prefeitura, e só retornam à suas cidades no final do dia. Enquanto aguardam a volta para casa, é possível descansar.

Foto: Oncoviva/Divulgação

Neide explica como acontece atualmente e como será após a inauguração: “Aí a pessoa faz a quimioterapia, fica do lado de fora da oncologia aguardando o horário da condução e esse espaço vai estar acolhendo essa pessoa. Ela vai poder ficar lá tranquila vendo uma televisão, vai servir o lanche para ela, vai ter uma pessoa para ela poder conversar às vezes, tirar alguma dúvida”, esclarece. O horário de funcionamento do Espaço Acolhedor será o mesmo do COI, de 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Oncoviva/Divulgação

Sonho prestes a se realizar

O espaço é um sonho antigo de todos os voluntários, que está prestes a se tornar realidade. A princípio, a intenção era de abrir uma casa de apoio, porém, a infraestrutura para esta finalidade seria muito maior. Então a Oncoviva optou por trabalhar com o que tinha ao seu alcance. O HNSD cedeu o espaço e foi feito um projeto do container, que se mostrou mais viável para as condições da associação. O projeto foi apresentado à Vale, que deu o apoio para o projeto.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Mais uma edição do Sarau Essência será realizada em Itabira no dia 1º de junho

Tatiana Santos Os adeptos do hip hop terão um mais encontro marcante, conectando arte, poesia, dança...

Oncoviva conclui primeira etapa do container de apoio a pacientes oncológicos em Itabira

Tatiana Santos A associação Oncoviva anunciou, no dia 7 de maio, a conclusão da primeira etapa da...

Jovem é preso ao buscar ‘supermaconha tipo Colômbia’ em agência dos Correios

Crime foi na cidade de Barbacena A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu nessa segunda-feira...