Tatiana Santos
A associação Oncoviva promoverá mais uma edição do evento ‘Desfilando Vidas 2025’, para elevar a auto estima de pacientes que estão passando por tratamento em Itabira contra algum tipo de câncer. A ação será realizada no 26 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 16h, no salão de festas da Aposvale, localizado na Avenida do Duque de Caxias, 44, Esplanada da Estação.
À frente do projeto, a presidente Beliza Fontes Alvarenga, explica que o objetivo do desfile é promover um dia especial e acolhedor, onde se trabalha a autoestima, trazendo não somente os pacientes, mas também os familiares a esse momento especial. De acordo com ela, cada edição serve de incentivo e de força para aqueles que estão em tratamento. Há troca de experiências entre os pacientes e os familiares.

“A gente trabalha essa questão da autoestima, da alegria, de sair um pouco dessa rotina do tratamento e vivenciar outros momentos para alegrar mais a vida do paciente e do familiar”, descreve. Ao descobrirem a doença e encararem o cotidiano difícil de tratamento, todos precisam de apoio. Esse suporte é encontrado em ações promovidas pela Oncoviva, que busca trazer momentos de acolhimento àqueles que precisam, como destaca a voluntária:
“E esse desfile eles gostam muito de participar, porque sai um pouco dessa rotina do tratamento, que é um desafio muito grande sim, para um momento de muita alegria, muito amor, muita troca de experiência”. Em edições anteriores, o desfile já chegou a contar com a participação de 82 pacientes em tratamento pelo Centro Oncológico Itabira (COI) do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD).
Apoio fundamental
O evento conta, como em todos os anos, com o apoio de diversos parceiros na cidade, como salões de beleza, lojas de vestuário, de calçados e acessórios, para a utilização dos pacientes no desfile, além de institutos e inúmeros voluntários da associação. Além disso, há um Dia de Beleza, sessão de fotos, música e uma confraternização. A Aposvale cedeu o seu salão de festas voluntariamente para a realização do evento, de maneira gratuita.
Leia também: