Por Tatiana Santos
Na manhã desta terça-feira (15/09), por volta das 5h30, um coletivo que fazia a linha São Francisco-Candidópolis saiu da pista e parou em uma vala lateral durante uma viagem por uma rota rural em Itabira. O condutor, de aproximadamente 49 anos, relatou que o trajeto de ida até a comunidade da Estiva aconteceu com normalidade, já que a via tinha recebido serviços de patrolamento recentemente.
Porém, no retorno à cidade com passageiros abordo, a chuva já havia parado quando o veículo derrapou e desceu para o barranco, sem sofrer grandes estragos materiais.
Com o susto, alguns ocupantes encontraram dificuldade para sair do automóvel e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) precisou ser acionado. Duas pessoas foram encaminhadas ao Pronto-Socorro Municipal, sendo uma com dores no braço e outra que sofreu uma crise de ansiedade, apesar de nenhuma ter apresentado ferimentos graves.
A empresa Vita, responsável pelo transporte coletivo, mandou uma equipe técnica para acompanhar o atendimento médico e iniciou os trâmites para remover o ônibus do local.
O episódio também gerou debates sobre as condições do trecho após serviços de manutenção, pois o patrolamento recente teria retirado parte do cascalho que protegia o solo. Com a chuva, a estrada de terra ficou bastante escorregadia, o que elevou os riscos de novos problemas na circulação de veículos e na rotina de atendimento aos moradores da região. Os órgãos competentes deverão analisar as causas exatas do incidente para evitar novas ocorrências.