Um dos pacientes que contraiu o vírus HIV após um transplante de órgão foi internado neste domingo (20) no Rio de Janeiro. O caso envolve seis pessoas que receberam órgãos infectados com o vírus causador da Aids, devido a um erro laboratorial que não identificou a presença do HIV durante os exames.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o paciente, ao sentir-se mal, acionou a linha de emergência exclusiva para transplantados. O incidente, que ocorreu no início do mês, está sendo investigado, e as autoridades de saúde seguem monitorando o estado dos demais pacientes envolvidos.
A falha foi atribuída a um exame realizado pelo laboratório Saleme (PCS Labs), que emitiu um laudo equivocado, levando à liberação dos órgãos para transplante sem a devida detecção do HIV. O caso levanta importantes discussões sobre a segurança nos processos de doação e transplante de órgãos, além de reforçar a necessidade de rigor nos exames laboratoriais.
A Secretaria de Saúde está prestando assistência médica e psicológica aos pacientes afetados e seus familiares, além de investigar medidas para evitar que erros dessa magnitude voltem a ocorrer.
FONTE: Uol