Tatiana Santos
Panelas de pressão e botijões de gás são itens muito importantes no dia a dia de todas as pessoas e facilitam muito a rotina. Porém, se mal utilizados, podem se transformar em uma verdadeira bomba dentro de casa, do apartamento ou comércio. Além desses objetos, o uso do celular na carga e os elevadores também são alvos de preocupação das pessoas.
Para esclarecer sobre os devidos cuidados para evitar os acidentes, o cabo Rocha, lotado no 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira, participou do programa Conexão Regional, da rádio Pontal, nessa segunda-feira (18). De acordo com o militar, ações simples e atenção podem resguardar as pessoas de situações de risco. Confira abaixo:
Panelas de pressão
Avaliar as condições da panela já na hora da compra. Verificar se a borracha de vedação não está danificada. Durante o uso, crianças devem ficar afastadas ou na presença de um adulto. Quando a panela der sinais de que vai entrar em explosão, é necessário desligar o fogo e deixar resfriar. Mas em caso de dificuldade de chegar próximo ao botão de desligar, basta desligar a válvula do botijão. Se atentar para não deixar a panela cozinhando o alimento acima do tempo determinado, e permitir que o gás saia sozinho após o cozimento.
Botijão de gás
É importante observar se a instalação do botijão foi feita corretamente com vedação sem vazamentos, em local ventilado, distante de ralos, pois em caso de vazamentos o gás se acumula na tubulação da saída do ralo e propagar. Lembrando que é importante comprar o botijão certificado, com lacre e apenas de empresas legalizadas. Vasilhames amassados podem ser rejeitados. No caso da mangueira, vale a inspeção visual, observando se há rachaduras, ressecamento ou saída de ar, e a verificação da validade impressa. A média de validade é de cinco anos. Já a válvula, que conecta a mangueira ao botijão e faz o controle da pressão do gás, também merece atenção e tem uma vida útil média também de cinco anos.
Elevadores
Os cuidados durante a utilização ficam por conta das empresas que fazem a manutenção desse meio de transporte. Durante o uso, não se deve apoiar na lateral do elevador, para evitar o travamento do elevador. Em caso de ficar preso, deve-se manter a calma e solicitar socorro a quem está do lado de fora.
Celulares na carga
Algo que gera dúvidas é se pode ou não dormir com o celular carregando. A recomendação é de jamais colocá-lo para carregar na cama, uma vez que o material do colchão é altamente inflamável, o que pode causar incêndio. Por isso, é extremamente perigoso dormir com o aparelho ao lado do travesseiro, pois em caso de início de incêndio a pessoa não está em estado de vigilância. O alerta do militar é para seguir as instruções do fabricante, que orienta a não utilizá-lo durante o carregamento, o retirando da tomada quando for mexer no aparelho e carregando assim que terminar. A recomendação também é de que os aparelhos sejam carregados apenas com o acessório original do próprio celular.