Panela de pressão, botijão, elevador e celular. Bombeiro de Itabira explica os cuidados para evitar acidentes

Foto: Tatiana Santos- Rádio Pontal

Tatiana Santos

Panelas de pressão e botijões de gás são itens muito importantes no dia a dia de todas as pessoas e facilitam muito a rotina. Porém, se mal utilizados, podem se transformar em uma verdadeira bomba dentro de casa, do apartamento ou comércio. Além desses objetos, o uso do celular na carga e os elevadores também são alvos de preocupação das pessoas.

Para esclarecer sobre os devidos cuidados para evitar os acidentes, o cabo Rocha, lotado no 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Itabira, participou do programa Conexão Regional, da rádio Pontal, nessa segunda-feira (18). De acordo com o militar, ações simples e atenção podem resguardar as pessoas de situações de risco. Confira abaixo:

Panelas de pressão

Avaliar as condições da panela já na hora da compra. Verificar se a borracha de vedação não está danificada. Durante o uso, crianças devem ficar afastadas ou na presença de um adulto. Quando a panela der sinais de que vai entrar em explosão, é necessário desligar o fogo e deixar resfriar. Mas em caso de dificuldade de chegar próximo ao botão de desligar, basta desligar a válvula do botijão. Se atentar para não deixar a panela cozinhando o alimento acima do tempo determinado, e permitir que o gás saia sozinho após o cozimento.

Botijão de gás

É importante observar se a instalação do botijão foi feita corretamente com vedação sem vazamentos, em local ventilado, distante de ralos, pois em caso de vazamentos o gás se acumula na tubulação da saída do ralo e propagar. Lembrando que é importante comprar o botijão certificado, com lacre e apenas de empresas legalizadas. Vasilhames amassados podem ser rejeitados. No caso da mangueira, vale a inspeção visual, observando se há rachaduras, ressecamento ou saída de ar, e a verificação da validade impressa. A média de validade é de cinco anos. Já a válvula, que conecta a mangueira ao botijão e faz o controle da pressão do gás, também merece atenção e tem uma vida útil média também de cinco anos.

Elevadores

Os cuidados durante a utilização ficam por conta das empresas que fazem a manutenção desse meio de transporte. Durante o uso, não se deve apoiar na lateral do elevador, para evitar o travamento do elevador. Em caso de ficar preso, deve-se manter a calma e solicitar socorro a quem está do lado de fora.

Celulares na carga

Algo que gera dúvidas é se pode ou não dormir com o celular carregando. A recomendação é de jamais colocá-lo para carregar na cama, uma vez que o material do colchão é altamente inflamável, o que pode causar incêndio. Por isso, é extremamente perigoso dormir com o aparelho ao lado do travesseiro, pois em caso de início de incêndio a pessoa não está em estado de vigilância. O alerta do militar é para seguir as instruções do fabricante, que orienta a não utilizá-lo durante o carregamento, o retirando da tomada quando for mexer no aparelho e carregando assim que terminar. A recomendação também é de que os aparelhos sejam carregados apenas com o acessório original do próprio celular.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Trem decepa perna de homem que atravessava linha na Grande BH

Um homem de 31 anos sem identificação informada foi atropelado por uma composição de trem...

Filme ‘Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa’, com influencer Isaac Amendoim, já tem data no cinema de Itabira

Falta pouco para Chico Bento, o famoso personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, ganhar uma...

Festival Arestas agita Itabira no próximo fim de semana com música para todos os gostos

Evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de setembro no Largo do Batistinha, reunindo talentos...