Tatiana Santos
O itabirano Ronan Geraldo Santos realizou o roteiro ‘Caminho da fé’, rumo à Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. O diferencial é que o morador do bairro Água Fresca fez o trajeto a bordo de uma bicicleta, num roteiro que durou cerca de uma semana. A saída de Itabira foi no último dia 31 de março e a chegada neste sábado (06).
Ronan contou à reportagem que o cicloturismo foi motivado pela gratidão. Ele era dono de um comércio na cidade, quando foi alvo de assaltantes que atentaram contra o estabelecimento. Ronan se escondeu dos disparos de arma de fogo dos bandidos e foi salvo por uma pilastra do estabelecimento. Católico, ele se sentiu grato pela nova oportunidade que a vida lhe deu, e quis fazer algo para colocar sua gratidão em prática. Como sempre gostou de ciclismo, resolveu realizar o circuito na intenção de agradecer o livramento. “Pensei: eu tenho que fazer alguma coisa para agradecer, para eu pagar essa promessa, uma peregrinação. Só não sabia como”, relatou.
O peregrino contou que, já na cidade de Aparecida, sentiu dores nas pernas e dores de cabeça, devido à exposição solar e ao longo trajeto, mas ainda assim, é algo emocionante e tudo valeu muito a pena. “É gratificante, já chorei demais da conta. Já viu homem velho chorando? Meu Deus do céu, mas estou feliz”, garantiu o itabirano.
Roteiro
Ronan saiu de Águas da Prata, no interior de São Paulo, na segunda-feira, (1º). No decorrer da viagem, ele tem feito muitas filmagens e fotos, material que posteriormente será postado em um canal no Youtube. Segundo informou, o ‘Caminho da Fé’ é um roteiro que foi criado para tirar da rodovia o peregrino que se encaminha para pagar suas promessas. É mais na zona rural.
“Então, você tem todo tipo de apoio, com gruta, com as capelinhas, com água, sombra, banheiro para você usar. Aquele que tem condições financeiras, deixa alguma coisa para trás, deixa um band-aid, um curativo, deixa um remédio, deixa um gel para as pessoas”, explicou. Já no âmbito da cidade, há os hotéis e as pousadas credenciadas para os peregrinos fazerem o trajeto, com preços bem acessíveis, proporcionando uma melhor experiência rumo ao exercício da fé.
Vencendo em fé
O peregrino chegou neste sábado ao Santuário e se considera um vitorioso. A cada obstáculo vencido, a cada cidade que passava, ficava mais próximo de Aparecida, mais próximo de agradecer todas as bênçãos recebidas. “Graças a Deus, eu consegui. Chegamos, com muita fé. É muito cansativo, mas valeu a pena. Obrigado a vocês todos que contribuíram para esse caminho ser realizado”, se empolgou o peregrino, estendendo agradecimentos a todos os seus patrocinadores, seus colaboradores e todos que acreditaram nele.
Apoiadores
Ronan encomendou uma bandeira com a imagem da padroeira ao centro e nas laterais, os logotipos dos patrocinadores da iniciativa. A Rádio Pontal foi uma das apoiadoras e teve a imagem marcada na bandeira.