PF prende quatro policiais civis suspeitos de cobrar propina para deixar de investigar funkeiros

Divulgação / Polícia Federal

Operação é um desdobramento de inquérito aberto em 2021 pela Polícia Federal para apurar a relação de donos de produtoras de funk com integrantes do PCC

A Polícia Federal, com apoio do Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e da Corregedoria da Polícia Civil, prendeu quatro policiais civis do 6º Distrito Policial de Santo André, região metropolitana de São Paulo, nesta sexta-feira (25), suspeitos de cobrar propina para deixar de investigar funkeiros que promovem supostas rifas ilegais pelas redes sociais. A ação é um desdobramento de inquérito aberto em 2021 pela PF para apurar a relação de donos de produtoras de funk com integrantes do PCC.

Na fase 3 da Operação Latus Actio, que significa ação ampla, em latim, são cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em São Paulo, Mauá e Santo André. A primeira fase foi deflagrada em março do ano passado. À época, os investigadores recolheram celulares dos investigados.

As mensagens obtidas nos telefones mostraram que policiais civis estavam extorquindo dinheiro de MCs, donos de produtoras e empresários dos artistas para não investigar a exploração ilegal de jogos de azar.

A partir das informações, a Polícia Federal realizou a fase 2 da Latus Actio, em dezembro de 2024. Um investigador do 6º Distrito Policial de Santo André, chegou a ser preso. Outro foi afastado das funções e até um delegado foi alvo de buscas. Os três foram denunciados à Justiça e respondem pelo crime de corrupção passiva.

Ao todo, 16 pessoas foram indiciadas nas fases 1 e 2 da operação pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, crimes contra a ordem tributária, explorar loteria clandestina e agiotagem.

FONTE: ITATIAIA

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

PCMG apreende arma, munições, celulares e veículo em ação contra jogos de azar na Grande BH

Dois homens são investigados por promover sorteios eletrônicos ilegais nas redes sociais, com...

Terremoto de magnitude 6.3 atinge costa do Equador e assusta moradores de Esmeraldas

Um forte terremoto de magnitude 6.3 foi registrado nesta sexta (25) perto de Esmeraldas, no Equador...

Mutirão para emissão gratuita da identidade começa nesta sexta-feira em Itabira. Saiba o que levar

Tatiana Santos Cidadãos que precisam tirar a carteira de identidade terão a oportunidade de emití-la...