Tatiana Santos
O 18º Circuito do Sabor já começou, e com o festival gastronômico, muita criatividade e sabores diferenciados e especiais. Como ficar indiferente a tantas delícias? A rádio Pontal tem dado uma mãozinha extra aos representantes dos estabelecimentos participantes. E nesta terça-feira (3), foi a vez do Fernando Henrique Guimarães, proprietário do Predilleto Gastrobar, falar do seu prato, o “Petisco Predilleto”.
A ideia neste receita era destacar o cupim, que é uma referência do estabelecimento. A inspiração para o prato foi o fato de a coxinha ser uma iguaria unânime entre os paladares. Junto a isso, o comerciante agregou o cupim, que é o carro-chefe do Predilleto. Com isso, foi elaborada a coxinha de cupim braseado. “Então, resolvemos fazer essa coxinha diferente, sem massa e de cupim”, contou.
Fernando explica que o processo de cozimento da carne é iniciado com o cupim marinado com especiarias por 24 horas. Passado esse tempo, ele é selado na panela, sendo finalizado na churrasqueira. Depois, a carne é envolvida no papel alumínio e na sequência, resfriado para moldar a coxinha junto de outros ingredientes especiais que dão a liga. “E ela [a coxinha] não tem massa. Então, a gente apenas empana com farinha panco, e fica um petisco bem crocante, bem bonito de se ver, e o sabor, inesquecível”, se empolga. O prato é servido com um molho de acompanhamento, que é feito a partir da própria redução do selamento do cupim na panela. Fernando ressalta a importante interação e união com outros participantes do Circuito. “Estou maravilhado”, finalizou.
Como votar
Os clientes vão até os estabelecimentos para degustar, acessam um QRCode e votam. Há ainda uma visita oculta de chefs, que também participam de uma votação. O peso dos especialistas na votação é de 30% e dos clientes, 70%. No final, são três estabelecimentos vencedores. A realização é da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita), com apoio da Prefeitura de Itabira, da Coca Cola e da cerveja Eisenbahn.
O Predilleto Gastrobar se localiza à Rua Nazaré, 61, Bethânia.
Leia também: