Tatiana Santos
Sabe aquela frase usada por muitas pessoas, que diz: “Fazer o bem, sem olhar a quem?”. Pois é exatamente este o foco de uma das entidades filantrópicas sem fins lucrativos mais presentes no mundo: o Rotary Club. Em Itabira, a organização possui três dessas instituições: Rotary Club de Itabira, que é o mais antigo, fundado no município em 1968; o Rotary Club de Itabira Cauê, de 1986, e o caçula Rotary Club Estrada Real, criado em 2001.
No mês de julho, o Rotary Club de Itabira Cauê empossou como presidente, Marília Procópio, que pertence ao clube desde 2011, e fará a gestão 2024/2025. Em entrevista à Rádio Pontal na última terça-feira (24/09), a nova gestora falou sobre o papel da instituição na sociedade e explicou que o objetivo principal é servir a comunidade, difundir a integridade e promover a paz, o companheirismo, o comprometimento e a cooperação entre lideranças e a comunidade. Inclusive, o clube de serviços está presente em locais onde há conflitos, guerras, atuando pela paz.
Em Itabira, o primeiro clube tem uma atuação de 52 anos, e já nasceu com a finalidade de servir, conforme esclareceu Marília: “O Rotary não é de doar. Como diz todo nosso salão, o Rotary ensina a pescar, ele não dá o peixe. Então, por exemplo, ele faz algum projeto e esse projeto tem que ser auto-sustentado para continuar, porque o Rotary faz e coloca para a comunidade continuar”. Ou seja, a entidade ‘sai de cena’ assim que o alvo está efetivamente sendo consolidado, e a comunidade entra em ação.
Parceiros
Marília lembrou que existe a necessidade de buscar parceiros que queiram ajudar nos projetos em prol da comunidade. A Fundação Rotária que administra o ativo do Rotary. Apesar de os clubes terem atuação ativa em Itabira, a presidente disse que há planos de atuar em outras cidades da região, como Santa Bárbara e Ferros. “Nós estamos até com a ideia de fundar um Club satélite em Ferros, com um objetivo. O objetivo é ativar a Apae em Ferros”, adiantou. No município havia uma unidade da Apae, que atualmente, está precisando de ajuda para voltar a funcionar. O projeto está encaminhado e já há cerca de oito pessoas interessadas em participar da iniciativa, porém, ainda depende da aprovação do Rotary internacional.
Os projetos aprovados são viabilizados financeiramente pelo próprio clube itabirano, o Distrito 4520, algum parceiro brasileiro, parceiro internacional, Fundação Rotária, além de eventos realizados. “Nós fazemos projetos festivos, alguma coisa para arrecadar dinheiro. Nós fizemos um baile brega esse ano. Foi um sucesso lá na Aposvale e esse dinheiro vai para os nossos projetos”, declarou, lembrando que após a aprovação, eles têm prazo para início e fim da execução, além de uma prestação de contas. “Nós não podemos usar esse dinheiro que a gente faz para arrecadar recursos para projetos para a melhoria da nossa sede. O custo da nossa sede é nós [membros] mesmos que pagamos”, deixou claro Marília.
Projetos realizados em Itabira
O Rotary tem atuação importante em terras itabiranas, que nem todos sabem. Algumas ações relevantes da instituição foi a criação do Banco de Leite Materno no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). “E depois, nós fizemos a doação do veículo para coletar esse leite nas casas. Depois nós fizemos a reforma do telhado do Hospital Nossa Senhora das Dores”, listou. Na época da pandemia da Covid-19 a entidade doou uma UTI completa à mesma instituição de saúde para atender especificamente os pacientes com a doença. Por meio do banco de cadeiras de rodas, neste ano de 2024, está sendo realizado o empréstimo desses equipamentos a pessoas que necessitam, além disso, integrantes do Rotary reformaram cadeiras de rodas no Lar de Ozanam, neste mês de setembro.
Ainda foi viabilizado tratamento de esgoto no Ribeirão São José e no Capoeirão pelo sistema TEvap, que é um tanque de evapotranspiração. Ou seja, realiza o tratamento de água doméstico num tanque impermeável, não gerando resíduos, nem consumo de energia. “É um tratamento de esgoto muito interessante porque ele não vai para a rede de esgoto. Ele é feito basicamente de materiais de serviços e material de construção civil”, descreveu, acrescentando que de quatro anos para cá, a entidade beneficiou famílias que não tinham banheiros em suas casas. Para dar mais dignidade às pessoas, a instituição construiu 11 banheiros no bairro Pedreira e seis no Capoeirão.
Não é religião, mas prega a paz
Marília fez questão de esclarecer que apesar de promover a paz, o Rotary não é uma religião, inclusive, é proibido tocar em temas polêmicos e que podem causar divisão, como política e religião, mas focar em questões como a paz e o companheirismo. “Onde você encontra um rotariano, você vê a felicidade, um olhar para o outro, encontra um amigo. Todos os rotarianos são amigos”. Se você tem apreço pelas causas humanitárias e tem interesse em servir através de uma entidade, faça sua inscrição no site do Rotary.org. A sede em Itabira se localiza na Avenida Duque de Caxias, 1010, Esplanada da Estação.