Presos dois homens da ‘Gangue da Hilux’; um é considerado um dos maiores ladrões de veículos do país

Policiais da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores concederam coletiva de imprensa nesta sexta (13) Foto: Videopress Produtora/divulgação

Ambos estão em prisão preventiva e vão responder por furto qualificado e organização criminosa

A Polícia Civil de Minas Gerais apresentou, nesta sexta-feira (13), os resultados de uma operação que desarticulou parte da chamada “Gangue da Hilux”, grupo responsável por uma série de furtos de caminhonetes na capital e região metropolitana. Dois homens foram presos — entre eles, Teo, de 37 anos, apontado como um dos maiores ladrões de veículos de Minas Gerais e, possivelmente, do Brasil.

A operação é fruto de uma investigação iniciada em janeiro deste ano, após o aumento expressivo nos furtos de caminhonetes, principalmente do modelo Hilux. “Em janeiro foram 80 caminhonetes furtadas só em BH. A partir de então, iniciamos as investigações para mapear as quadrilhas que atuam com esse modelo e marca”, explicou o delegado Luciano Guimarães Nascimento, da Divisão Especializada em Prevenção e Investigação a Furto e Roubo de Veículos Automotores.

Teo foi preso no bairro São Benedito, e seu comparsa, conhecido como Peixe, no Vila Clóris. Ambos estão em prisão preventiva e vão responder por furto qualificado e organização criminosa. Segundo a polícia, Teo já era investigado por crimes semelhantes em Santa Catarina, Espírito Santo e Rio de Janeiro. “Ele passa temporadas em cada Estado e tem dois mandados de prisão, inclusive por organização criminosa expedido pela Justiça de Santa Catarina”, afirmou o delegado.

Os dois foram presos após serem identificados em um vídeo, depois de um furto no dia 26 de outubro de 2024. O caso ocorreu no bairro Serra, região Centro-Sul de Belo Horizonte. 

Modus operandi
O grupo agia de forma rápida e organizada. Primeiro, eles avaliavam o interior das garagens ainda pelo lado de fora. Escolhido o carro a ser furtado, os criminosos usavam aparelhos eletrônicos para retirar o portão do modo automático – para conseguir abrir manualmente. Depois de entrarem, usavam chave de fenda para acessar o interior dos veículos e, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, conseguiam codificar uma nova chave em poucos minutos e sair com o carro.

Um dos aparelhos eram usados para tirar o portão do modo automático, e o outro, para codificar a chave do carro – Videopress Produtora/divulgação


“Eles levam o carro de 3 a 5 minutos. Os modelos de 2016 a 2022 eram alvos por serem mais vulneráveis”, disse Nascimento.

Os criminosos revendiam os veículos furtados por valores entre R$ 13 mil e R$ 15 mil. Parte vai para desmanches e outra é levada para fora de Minas Gerais. Já os modelos mais recentes, de 2023 em diante, contam com sistemas que dificultam a ação dos bandidos. “Em 2024 e 2025, os veículos entram em modo de emergência ao terem o vidro quebrado, impedindo a codificação da chave”, explicou.

O delegado ressaltou que, desde a prisão dos principais articuladores da quadrilha, os números vêm caindo. “Em maio já tivemos uma redução de 50%, com 42 veículos furtados. O número ainda é alto, mas estamos trabalhando.”

Apesar de os dois presos permanecerem em silêncio durante os depoimentos, a polícia diz ter provas contundentes. “As imagens são conclusivas mostrando os autores do crime. Os presos não disseram nada, mas diante das imagens, a confissão não é necessária”, afirmou o delegado.

Luciano Guimarães ainda deixou um recado direto aos criminosos: “Se furtar Hilux em BH e região metropolitana, vai ser preso”, finalizou.

FONTE: OTEMPO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Academia Naura Couto abre inscrições para curso prático de corte de cabelo feminino em Itabira

Por Tatiana Santos A Academia Naura Couto está com inscrições abertas para um curso prático de corte...

Com clássicos do samba raiz, Roda de Samba do Cajá movimenta o bairro Pará

Por Tatiana Santos O músico Romário Araújo comanda no sábado (21/08), a quinta edição da Roda de...

“É o básico para sobreviver”, diz Mestre Daú, que destaca papel da disciplina e das regras na vida dos atletas

Por Tatiana Santos O desenvolvimento de jovens atletas em projetos sociais enfrenta desafios...