Tatiana Santos
Faltando pouco mais de um mês para o Natal, iniciativas que visam alegrar as crianças são sempre bem-vindas. Em Itabira, o ‘Projeto Criança Feliz’, criado e presidido pelo vigilante Mário Antônio Ribeiro há quatro anos, desempenha o papel de levar alegria aos pequenos. O grupo conta atualmente com cinco integrantes, tendo como vice-presidente, Maria do Rosário Soares, conhecida como Teca. O lema do projeto é ‘Onde há fé, levamos a esperança’.
A atuação se baseia em arrecadar presentes entre amigos, comunidade e comerciantes, levando até as crianças de localidades carentes de Itabira, próximo do Natal. Além do período natalino, o grupo realiza trabalhos no Dia das Crianças, com a distribuição de guloseimas e surpresinhas, também frutos de doação. Em 2023, o projeto percorreu os bairros Pedreira, Nova Vista e Monsenhor José Lopes.
De acordo com Mário, a ideia de criar um projeto social voltado aos pequeninos surgiu de sua própria realidade da infância humilde: “Eu coloquei na minha cabeça. Quando eu era criança, meu primeiro presente quem me deu foi do caminhão de lixo. Igual, a Itaburb [o caminhão] passava lá, e a gente corria atrás para pegar o presente. Isso eu era pequeno. E foi abrindo o coração da gente. Eu coloquei na minha cabeça e fui fazer o projeto”, comenta.
Preparação para a boa ação
Como conta Maria do Rosário, os preparativos para o Natal se iniciam no mês de julho, quando começa a criação dos slogans, as primeiras divulgações nas redes sociais, nos grupos. Também tem início o processo de separação dos presentes, entre meninos e meninas, por idades. Alguns brinquedos que sobram do dia da distribuição são entregues às criancinhas que estão passando pela rua. Quando o grupo passa, os pequenos chamam, abraçam os voluntários.
Para Teca, fazer parte do projeto e ver essas reações é como um remédio que cura tudo: “Porque eu estava passando por uma tristeza muito grande e estava sem querer fazer nada. Ele [Mário] me convidou [para participar do projeto]. E foi lindo, lindo. Isso me curou, graças a Deus. Foi a melhor coisa. Só Deus sabe como me ajudou”, descreve ela, que acrescenta: “É emocionante ver o sorriso no rosto das crianças quando recebem os presentes. Não tem preço”.
Sonho
Questionado se há algum projeto de longo prazo, o desejo de Mário é fazer um Natal ainda maior, diferenciado, onde ele possa produzir um trenó bem grande, cheio de brinquedos atrás, com o Papai Noel e assistentes, saindo pelas ruas da cidade para presentear um número maior de crianças. Enquanto isso não acontece, o grupo faz um trabalho de formiguinha para alcançar o objetivo, e para tanto, conta com a ajuda de todas as pessoas que possam doar brinquedos para este Natal 2024.
As arrecadações ocorrerão até o dia 17 de dezembro, já que a distribuição acontecerá em 23 de dezembro. Diz o presidente: “Qualquer doação é bem-vinda. Boneca, carrinho, o que tocar no coração é bem vindo com muito amor”.
Telefones para coleta dos brinquedos: Mário: 98021-1603/ Teca: 98305-4717