Projetos educacionais de MG serão contemplados com recursos do Imposto de Renda

Recurso vai beneficiar seis projetos educacionais em MG Foto: Divulgação / Itaú

Eles receberão juntos mais de R$ 2,3 milhões; o início da execução dos projetos está previsto para o primeiro semestre de 2025

Seis projetos educacionais desenvolvidos em Minas Gerais foram selecionados pelo Edital FIA (Fundos da Infância e da Adolescência), promovido pelo Itaú Social, e receberão juntos mais de R$ 2,3 milhões. As iniciativas, indicadas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), têm como objetivo garantir o direito à educação e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes no estado.

Os recursos financeiros são provenientes da destinação de 1% do Imposto de Renda devido pelas empresas do Conglomerado Itaú Unibanco Holding S.A. Com essa verba, as instituições contempladas irão implementar ações voltadas à inclusão, permanência escolar, respeito às diversidades e oferta de oficinas culturais. O início da execução dos projetos está previsto para o primeiro semestre de 2025. O Itaú Social será responsável pelo monitoramento da implementação, acompanhando a aplicação dos recursos, o andamento das ações e a prestação de contas de cada iniciativa.

Para a gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias, o edital fortalece o envolvimento de diferentes atores sociais na construção de uma educação mais acessível e de qualidade. “Quando o ensino se integra ao território, torna-se um elemento de proteção para os estudantes e potencializa as oportunidades de desenvolvimento pleno, por meio de atividades esportivas, culturais e sociais”, avalia.

Além de Minas Gerais, outras 34 propostas educacionais de diferentes regiões do Brasil também foram selecionadas. A lista completa está disponível no site do Itaú Social. As ações serão executadas por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) ou instituições ligadas ao poder público, conforme indicação dos CMDCAs locais.

Conheça os projetos mineiros contemplados:

Bocaiúva – APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)

Com o projeto “Recriando a Aprendizagem com o Uso da Tecnologia Assistiva na Educação Especial”, a entidade pretende utilizar recursos tecnológicos para melhorar o desempenho educacional de crianças e adolescentes com deficiência.

Jequitinhonha – Associação de Promoção do Adolescente e da Criança

O projeto “Recriando Vidas, Nutrindo Histórias” tem como foco o enfrentamento ao trabalho infantil por meio de ações de busca ativa e atividades extracurriculares como dança, futebol, reforço escolar e oficinas culturais.

Ouro Preto – OCA (Organização Cultural Ambiental)

A OCA realizará o projeto “Ser Livre, Ser Eu! – Diversidade e Liberdade de Ser Quem se É”, com oficinas circenses e atividades voltadas à valorização da diversidade racial e de gênero, promovendo liberdade de expressão entre jovens da periferia.

Prudente de Morais – Assistência e Promoção Social Exército de Salvação

Com o projeto “Conectando Sonhos e Realidade”, a instituição irá ampliar as ações no contraturno escolar, oferecendo reforço escolar, aulas de música, artes e apoio psicossocial.

Serro – Instituto em Prol do Desenvolvimento Integrado e Plural das Comunidades

A iniciativa “Aprender: Apoio Educacional às Comunidades Rurais de Serro” promoverá oficinas voltadas à inclusão digital, cidadania e valorização da cultura local, com foco em crianças, adolescentes e suas famílias.

Timóteo – Fundação Aperam Acesita

Com o projeto “Diagnosticando a Realidade de Crianças e Adolescentes do Município de Timóteo para uma Educação Equitativa”, a instituição fará um mapeamento dos desafios educacionais locais para implementar soluções mais inclusivas.

FONTE: OTEMPO

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Telegram

Ultimas Notícias

Ingressos esgotados para a partida entre Valério e North Esporte no próximo domingo

Tatiana Santos Os ingressos para a partida entre o Valeriodoce Esporte Clube (VEC) e o North Esporte...

Itabira decreta situação de emergência devido às síndromes respiratórias

A Prefeitura de Itabira publica nesta sexta- feira (16) decreto que estabelece situação de...

Taxa de desemprego em Minas é menor do que a média do país 

Os dados do IBGE são do primeiro trimestre de 2025, e apresentam aumento de 1,4 ponto percentual...