Tatiana Santos
A Comarca de Itabira lançou o projeto ‘Chamada dos Bichos’, que tem a finalidade de apoiar protetores independentes e organizações que atuam na causa animal, com doação de insumos ou de produtos que ajudam no trabalho diário desses voluntários. Os interessados devem apresentar um projeto, indicando quais os produtos e insumos precisa ganhar para ajudar na atuação junto aos animais. As propostas devem ser encaminhadas até as 18h do dia 15 de dezembro para a plataforma Prosas, onde consta o edital do projeto com todas as informações.
O apoio contempla não somente protetores de Itabira, mas também aqueles que atuam em Santa Maria de Itabira, Passabém e Itambé do Mato Dentro. Uma equipe avaliará o projeto e ranqueará a distribuição dos produtos, conforme critérios. A divulgação das propostas selecionadas será divulgada no dia 10 de janeiro de 2025 nas redes sociais do Instituto Arbo e na Plataforma Semente.
De acordo com o ofício assinado pela promotora de Justiça de Itabira, Giuliana Talamoni Fanoff, haverá duas atividades voltadas para os atuantes da causa animal, para promover troca de experiências e compartilhamento de informações. Uma delas aconteceu no último sábado (09). “A segunda, no dia 23 de novembro. Os interessados também poderão participar dos momentos de assessorias presenciais, com objetivo de tirar dúvidas e apoiar o projeto”, diz o comunicado. As assessorias acontecerão nos dias 26 e 27 de novembro e nas datas de 2 e 3 de dezembro. Os locais ainda serão divulgados.
Em caso de dúvidas sobre o edital, os interessados podem encaminhar e-mail para: editais@institutoarbo.org.br, até o dia 10 de dezembro. Os e-mails serão respondidos em até três dias úteis.
Parcerias no projeto
O projeto é executado pelo Instituto Arbo, numa parceria com a Prefeitura de Itabira e com apoio da Plataforma Semente, da 2º Promotoria de Justiça de Itabira, Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais e da Coordenadoria de Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).